Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aves e suínos em debate

<p>Encontro em BH reúne cadeia produtiva dos dois setores.</p>

Redação (09/04/07) – Os setores de avicultura e suinocultura vão se reunir este mês em Belo Horizonte para discutir os principais problemas e as perspectivas do mercado para este ano durante a AveSui Regiões, que será realizada de 10 a 12 deste mês no Expominas. Será um dos primeiros eventos que contará com a presença do novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

A suinocultura mineira é responsável por cerca de R$ 800 milhões do total de R$ 20 bilhões do PIB do agronegócio do estado, segundo dados da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg). Presente em grande parte do estado, a suinocultura está concentrada principalmente no Triângulo e Alto Paranaíba, que possuem 34% das matrizes. O município que abriga o maior número de suínos é Uberlândia, com mais de 500 mil suínos e, com Patos de Minas, forma o mais importante pólo de produção agrícola e de suínos do país. O segundo pólo de produção do estado é a Zona da Mata, com 32% das matrizes.

Em 2005, a produção de carne suína em Minas chegou a 284,15 mil toneladas, equivalente a 10% da produção nacional; exportamos 32,5 mil toneladas, representando pouco mais de 5% do total exportado pelo Brasil. Em 2006, a produção chegou a 309,26 mil toneladas, que é conseqüente do aumento de 10% do plantel. Para 2007, a expectativa de aumento do plantel ultrapassa pouco mais de 3%, com reflexos na produção em torno de 8% , comenta o presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna.

Na avicultura, Minas é o quinto no ranking dos maiores estados produtores de aves do país. O estado teve 294 milhões de frangos abatidos sob inspeção federal em 2006, o que correspondeu a 6,2 % do abate nacional , informa Dirceu Talamini, pesquisador Embrapa Suínos e Aves (SC). Atualmente, o Triângulo se destaca quanto à importância da sua produção avícola, já que lá está a maior parte das granjas, além de integrações e de três grandes indústrias de abate. Com relação à produção de ovos, Minas responde por 14% do total do país e é o segundo maior produtor, atrás de São Paulo, com 36%. As granjas de produção de ovos são de grande porte, possuindo três empresas entre as 10 com maior número de poedeiras alojadas.

AveSui Regiões:
O encontro das cadeias avícola e suinícola é aqui!
Dias 10, 11 e 12 de abril, das 10 às 18 horas
Expominas – Belo Horizonte
www.avesui.com.br