Palestra de abertura do Painel Avicultura e Bem-estar, coordenada pela Drª Daniela Jorge de Moura, realizada no segundo dia da AveSui 2013, em Florianópolis (SC) com tema “Mensuração de bem-estar em aves”, ministrada pela Profª Angélica Signor Mendes, comparou o aumento no número de vegetarianos no Brasil ao tema ‘bem-estar animal’. “De acordo com entrevistas realizadas com pessoas que não comem carne, esta escolha está associada aos métodos de produção animal. Os vídeos mostrados pelas instituições vegetarianas, muitas vezes, não são atualizados, é importante retratar que as empresas seguem normas de bem-estar animal e meio ambiente”, explanou Angélica.
Além disso, a palestrante falou sobre os métodos e inovações para medições do score de bem-estar dentro das granjas de frangos de corte. Locomoção, conforto térmico, respostas fisiológicas e qualidade da carne são alguns dos aspectos analisados para mensuração das práticas de bem-estar animal dentro das propriedades rurais. “Através de resultados de técnicas já existentes, o Laboratório de Inovações Avícolas [Linav], da Universidade Tecnológica do Paraná [UFTPR] está patenteando um equipamento batizado AveComfort que, através de estímulo limiar, analisa a presença de dor em aves”, apresentou.
Para concluir, Profª Angélica sugeriu que novos projetos devem ser testados para mensurar o bem-estar animal, comprovando que as aves são criadas com padrões pré-estabelecidos não apenas em locais com criações destinadas à exportação para países que exigem certificação.