Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2014

AveSui 2014: paineis debatem qualidade dos alimentos ingeridos pelos animais

No último dia da AveSui 2014, Painel de Nutrição e Workshop de Controladores fecharam programação técnica.

A qualidade dos produtos ingeridos pelos animais tem ocupado cada vez mais espaço nos debates sobre agronegócios. Nesta edição da Feira Latino Americana da Indústria de Aves e Suínos (AveSui), que encerrou na quinta-feira (15), foram realizados três painéis com este tema no centro das discussões, todos apresentados por pesquisadores e especialistas de renome internacional e grande prestigiados pelo público. A qualidade da alimentação dos animais é tão importante que qualquer sinal de doença ou sofrimento que eles possam apresentar pode ser um indicativo de que, talvez, existam falhas no que eles consomem.

No último dia de AveSui, o painel Nutrição – do Animal ao Frigorífico, contou com seis palestrantes, coordenados pelo Dr. Carlos Augusto Mallmann – professor titular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadores referências em medicina veterinária e zootecnia (vindos de universidades de referência como Maryland, EUA, Estadual de Londrina e as federais do Rio Grande do Sul e Paraná) falaram sobre mecanismos de controle na qualidade de mistura, os fatores preponderantes na modulação do consumo de alimentos das aves, os elementos nutricionais que afetam a qualidade da carne, a absorção e aproveitamento de nutrientes pelo animal.

Tecnologia para controle – O último dia do evento marcou também a realização, durante a manhã e segue nesta tarde, do Workshop Controladores e Sensores, que debateu técnicas de precisão para controle ambiental em aviários para frangos de corte, a experiência americana e o desenvolvimento de uma nova geração de controladores para aviários –  o avanço tecnológico permite uma gestão das rotinas dentro do próprio controlador. Entre as principais discussões, o médico veterinário José Luiz Januário, da Cobb Vantress, afirmou que as granjas no Brasil, em geral, ainda não trabalham com a vedação adequada e a fuga de calor ocasiona perdas na produção. Segundo ele, é necessário fazer um trabalho de capacitação com os produtores para reduzir este tipo de perda. A utilização de produtos para amenizar a concentração de amônia nos aviários foi outro tema que rendeu boa participação dos presentes.

Mais informações: www.avesui.com