Os problemas logísticos e de infraestrutura podem limitar o crescimento da produção brasileira de grãos caso os investimentos necessários para solucioná-los não saiam do papel em tempo hábil. A avaliação é do analista Leonardo Sologuren, diretor da empresa de consultoria Clarivi. Segundo ele, a deficiência logística sempre foi gargalo para o agronegócio brasileiro e há tempos as lideranças do setor alertam para a necessidade de viabilizar investimentos na área. “As deficiências de logística e infraestrutura no Brasil não são novas. Há muito tempo o mercado já sabe que essa situação iria se tornar extremamente crítica em algum momento”, afirma.
A supersafra brasileira evidenciou os problemas de infraestrutura (armazenagem, transporte e embarque nos portos) do País. A colheita recorde deste ano – estimada em 184 milhões de toneladas – expôs o Brasil a um caos logístico. A crise no sistema de transporte e armazenagem atrasou a colheita em parte do País, gerando perdas e prejuízos aos produtores. Filas permanentes se formaram nas estradas que dão acesso aos principais portos brasileiros. A China chegou a cancelar alguns contratos de compra de soja brasileira devido ao atraso provocado pela falta de infraestrutura. “Safra recorde no Brasil se comemora de um lado e se lamento por outro”, afirma Sologuren.
De acordo com o especialista, é preciso desatar os nós que travam a produção e a exportação de grãos brasileiras. “Chegamos a uma situação limite e precisamos construir um ambiente favorável a realização de investimentos logísticos. Temos uma série canais, de potenciais corredores de exportação, que poderiam ser explorados, principalmente considerando a região Norte, por onde o milho e a soja poderiam ser enviados. Mas eles não são explorados, são apenas projetos que não saíram do papel. E enquanto não tornarmos esses projetos ativos vamos continuar sofrendo”, afirma Sologuren. “É uma situação preocupante, pois pode limitar o crescimento do agronegócio brasileiro em longo prazo”.
Leonardo Sologuren foi um dos palestrantes do Painel Conjuntural, realizado na manhã de hoje (14/05), na Avesui 2013. Maior evento das cadeias produtivas de aves e suínos da América Latina, a AveSui segue com intensa programação até quinta-feira (16/04).