Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2010

AveSui é carbono limpo

Feira neutralizará suas emissões de gases de efeito estufa com programa de compensação dentro da própria cadeia. Os créditos serão negociados com granjas de suínos que mantêm sistemas de manejo de dejetos.

Biodigestor utilizado principalmente na atividade suinícola.A AveSui América Latina 2010 será a primeira feira voltada ao agronegócio a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por meio do Programa Carbon Clean, a AveSui será inventariada e preparada para o processo de compensação de suas emissões. O selo Carbon Clean (carbono limpo), coordenado e certificado no Brasil pela Carbon Clean Brasil S/A, empresa irmã da Nemorus Securities, visa a redução desses gases em quaisquer atividades comerciais e de produção para a melhoria da qualidade socioambiental. E neste caso, as compensações da AveSui serão negociadas dentro da própria cadeia, junto a algumas granjas de suínos, que participam do Projeto de Geração de Créditos de Carbono do selo Carbon Clean, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para a gestão dos dejetos dos animais.

Segundo Flavia Hila, consultora ambiental e gerente de projetos da Carbon Clean, as emissões geradas pela AveSui América Latina são calculadas a partir da realização de um inventário exaustivo às fontes de emissão de GEE (gases de efeito estufa) emitidas pelo transporte (das pessoas que vão para a feira), do consumo de energia de elétrica, água e da geração de resíduos sólidos durante os dias da realização do evento, incluindo os períodos de montagem e desmontagem. Este inventário dará a informação do total de geração de CO2 equivalente do evento e consequentemente da quantidade de créditos que terão de ser adquiridos para a fase de compensação“, explica Rodrigo Carvalho, técnico de inventariação da Carbon Clean. 

Créditos para a suinocultura 

Além da contribuição para a qualidade ambiental, outro fator que impulsionou a AveSui para a inventariação e neutralização de suas emissões de GEE foi a oportunidade de poder comprar créditos de carbono de empresas dentro da sua própria cadeia, ou seja, de granjas de suínos. “Sustentabilidade é hoje a chave para inovação, lucratividade e sucesso das empresas modernas”, diz Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa organizadora da AveSui. “A Gessulli Agribusiness investe em sustentabilidade há dois anos, por meio de ações internas e com o público da AveSui. Ter a AveSui 2010 limpa de carbono, com a neutralização e compensação dentro da cadeia própria produtiva e realizar junto ao evento o I Fórum EcoAgri – que promove a sustentabilidade no agronegócio. -, mostra que é possível ter responsabilidade corporativa e construir a cada dia um amanhã sustentável”, comenta a diretora. 

Para este tipo de compensação, o Programa Carbon Clean trabalha junto ao Sustainable Swine Waste Management Program of Latin América (Swampa), que é um projeto MDL elaborado pela Nemorus Securities para a implantação de programas de sustentabilidade em granjas de suínos, por meio de sistemas de manejo de dejetos dos animais. “Este programa promove a utilização do biodigestor na granja para a produção de biogás”, pontua Bruno Vidal, diretor da Nemorus Securities e do Carbon Clean. Segundo ele, o Swampa ambiciona atingir um total de 3 milhões de suínos, espalhados por 1.100 granjas, em todo o território brasileiro. “Uma granja com um manejo sustentado dos seus dejetos contribui para a sustentabilidade ambiental local; tem benefícios socioeconômicos, com o aumento da renda da propriedade ao receber parte dos créditos gerados; e ainda contribuem para a capacitação e desenvolvimento tecnológico da atividade, com a difusão e partilha de um sistema de alto desempenho como o biodigestor”, justifica. “O grande compromisso do Programa Carbon Clean é fazer com que as consequências geradas pelas mudanças climáticas, provocadas pela emissão de gases de efeito estufa, sejam mitigadas e que, cada vez mais, mais empreendedores como os organizadores da AveSui se conscientizem e sigam o mesmo caminho para a qualidade de vida do planeta”.