Atenta às constantes discussões em torno da produção sustentável, a AveSui América Latina 2010 incluiu em sua programação a realização do I Fórum EcoAgri de sustentabilidade, nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). Além desta iniciativa, o evento inovará ao ser a primeira feira voltada ao agronegócio a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Por meio do Programa Carbon Clean, a AveSui será inventariada e preparada para o processo de compensação de suas emissões. O selo Carbon Clean (carbono limpo), coordenado e certificado no Brasil pela Carbon Clean Brasil S/A, empresa parceira da Nemorus Securities, visa a redução desses gases em quaisquer atividades comerciais e de produção para a melhoria da qualidade socioambiental. E neste caso, as compensações da AveSui serão negociadas dentro da própria cadeia, junto a algumas granjas de suínos, que participam do Projeto de Geração de Créditos de Carbono do selo Carbon Clean, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para a gestão dos dejetos dos animais.
Segundo Flavia Hila, consultora ambiental e gerente de projetos da Carbon Clean, as emissões geradas pela AveSui América Latina são calculadas a partir da realização de um inventário exaustivo às fontes de emissão de GEE emitidas pelo transporte das pessoas que vão para a feira, do consumo de energia de elétrica, água e da geração de resíduos sólidos durante os dias da realização do evento, incluindo os períodos de montagem e desmontagem. “Este inventário dará a informação do total de geração de CO2 equivalente do evento e consequentemente da quantidade de créditos que terão de ser adquiridos para a fase de compensação”, explica Rodrigo Carvalho, técnico de inventariação da Carbon Clean.
I Fórum EcoAgri – Alinhado a este debate, o I Fórum EcoAgri irá discutir a produção sustentável de alimentos ao longo de dois dias do evento – que acontece de 11 a 13 de maio. No primeiro dia de programação, 12, serão apresentadas no painel “Produção no agronegócio e desenvolvimento econômico” discussões sobre a relação entre agronegócio e o meio ambiente, o uso racional de recursos hídricos e a importância da adoção de boas práticas de sustentabilidade na produção de alimentos. Já no dia 13, o painel “Desafios da Atualidade na Produção de Aves e Suínos” irá propor um debate sobre a emissão de GEE em sistemas de armazenamento de resíduos na produção de aves e suínos. Logo depois, as palestras colocarão em pauta a viabilidade técnica e econômica das estações de tratamento de dejetos suínos, a importância da compostagem para o tratamento dos dejetos e a produção de aves livre de gaiolas.
“Sem dúvida este é um conceito que crescerá bastante nos próximos anos, principalmente no agronegócio. Durante a AveSui pretendemos mostrar aos produtores a importância de transformar a atividade avícola e suinícola 100% sustentável já que a prática, além de gerar maior receita ao produto, preserva o ecossistema do planeta”, destaca Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa idealizadora da Feira.
• Informações adicionais sobre a AveSui América Latina 2010 podem ser obtidas pelo telefone (11) 2118-3133, e-mail: [email protected] ou site: www.avesui.com.