Da Redação 02/06/2004 09h27 – Com a evolução da genética, conseguiu se obter precocidade e maior eficiência da conversão alimentar em animais de produção. Por outro lado, surgiram alguns problemas metabólicos e de manejo, entre os quais o de equilíbrio ácido-base. A homeostase do ácido-base pode ser afetada pela composição dos alimentos oferecidos aos animais, além de outros fatores como temperatura ambiente.
Para minimizar as perdas ocasionadas por este desiquilíbrio, dando especial atenção ao equilíbrio eletrolítico das rações e/ou suplementação de sais na água de bebida, pode se realizar a manipulação química do equilíbrio ácido-base com a suplementação de compostos como Bicarbonato de Sódio, Carbonato de Potássio e Cloreto de Amônia como fonte de eletrólitos para os animais.
A Química Geral do Nordeste trabalha com estes produtos, oferecendo informações a seus clientes para a correta suplementação das rações. Entre os produtos da empresa estão:
DCAD Plus Carbonato de Potássio para Alimentação Animal – Suplemento alimentar granulado de cor branca destinado a animais de produção. Visa atender as necessidades nutricionais destes animais, incluindo a obtenção do balanço eletrolítico adequado a cada espécie.
Bicarbonato de Sódio Balanço Eletrolítico É um pó cristalino de coloração branca ou levemente rosada, usado para promover o balanceamento eletrolítico das rações, fornecendo íons Sódio e Bicarbonato.
BalEq NaK Sal Eletrolítico Catiônico É um suplemento alimentar granulado de cor branca destinado a atender as necessidades nutricionais dos animais de produção, principalmente para a obtenção do balanço eletrolítico adequado para animais monográstricos.
Para mais informações sobre o conceito de balanço eletrolítico para monogástricos você pode acessar o site: www.qgn-carbonor.com.br