Redação SI 12/05/2005 – Durante a realização da quarta edição da Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos – AveSui 2005, no dia 12 de maio, às 16h, no Centro de Convenções – Centro Sul, em Florianópolis – SC, a Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC estarão lançando o livro “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Suinocultura: Uma Abordagem Multidisciplinar” organizado pela professora Julia Silvia Guivant da UFSC e Claudio Rocha de Miranda, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.
Segundo Julia Guivant, a idéia de organizar o livro surgiu do trabalho de pesquisa desenvolvido por ela e Claudio Miranda entre os anos de 1996 e2000 que analisou a problemática ambiental decorrente dos dejetos suínos na região oeste do estado de Santa Catarina.
Esse projeto de pesquisa também atendeu ao objetivo de superar os limites dos enfoques exclusivamente tecnológicos no estudo da poluição por dejetos suínos e enfatizou uma visão social crítica das soluções técnicas, explicitando os pressupostos subjacentes e suas possíveis implicações sócio-econômicas. Como parte das atividades desenvolvidas dentro desse projeto, foram organizados vários seminários, que aconteceram na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC, em que participaram especialistas de diversas áreas e instituições, com o objetivo de aprofundar o debate, fortalecendo a perspectiva multidisciplinar. “Durante esses eventos emergiu a necessidade de integrar numa única publicação essas contribuições disciplinares que, apesar de não estarem integradas num único projeto, se caracterizavam por reconhecer a multidimensionalidade da gestão ambiental da suinocultura”, explicou a professora.
A obra pode interessar a leitores atuando na área acadêmica (meio ambiente, agroindústrias, agricultura familiar) de pesquisa e ensino, de políticas públicas e de movimentos sociais. Ainda que seu foco seja a suinocultura em Santa Catarina, trata-se de uma contribuição inovadora em relação a como focalizar conflitos e problemas ambientais em termos mais amplos.
Os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da suinocultura, considerados no livro, são:
-as dificuldades da aplicação da legislação ambiental;
-a falta de recursos técnicos para estimar os níveis de poluição da água, ar e solo;
-a inexistência de consenso sobre as tecnologias adequadas para o controle da poluição; e,
-a desarticulação entre políticas agrícolas de apoio à agricultura familiar e estratégias de sustentabilidade rural regionais.
A isso, somam-se os conflitos existentes particularmente na região oeste de Santa Catarina entre os diversos interesses de representantes das agroindústrias, políticos, cientistas e técnicos, agricultores e populações locais, que dificultam a formulação e implementação de uma estratégia regional de desenvolvimento sustentável.
Para o pesquisador Claudio Miranda, a contribuição desse livro, para a sociedade em geral, é a de chamar a atenção para a necessidade de um dialogo interdisciplinar e multisetorial como fundamento para superar a insustentabilidade relacionada com a produção suinícola. “Aponta-se que as soluções não são fáceis, mas uma das condições para construir a sustentabilidade num território regional explica o pesquisador – é o estabelecimento de fóruns, que incluam na sua agenda o debate sobre como integrar o controle ambiental, com definição de estratégias de reconversão da agricultura familiar. As alternativas para o desenvolvimento regional deveriam surgir desse debate mais amplo, no qual sejam explicitadas e negociadas as implicações (inevitáveis custos e benefícios sociais e econômicos) das responsabilidades e estratégias dos diferentes atores sociais envolvidos nos processos produtivos”.
Nesse evento, a Embrapa Suínos e Aves, que no próximo dia 10 de junho completará 30 anos de criação, também apresentará algumas das suas tecnologias em estande institucional e ainda participa do IV Seminário Internacional de Aves e Suínos, que acontece concomitantemente.
Informações adicionais sobre o livro “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Suinocultura: Uma Abordagem Multidisciplinar” podem ser obtidas na página eletrônica da Embrapa Suínos e Aves, www.cnpsa.embrapa.br e junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão-SAC pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (49)442.85.55.