Da Redação (12/04/07) – A Edege está aproveitado sua participação na AveSui Regiões para anunciar a criação do Consórcio de Exportação Metalmecânico de Chapecó (CEMC). Formado pelas empresas – Bumerangue Brasil Industrial Ltda., Edege Equipamentos Agropecuários Ltda., Fluxo Eletrônica Industrial Ltda., RM Indústria e Comércio Ltda., Usinóx Centro de Usinagem Industrial Ltda. -, o consórcio foi formado para possibilitar o ingresso dessas empresas no mercado internacional. “Acreditamos que formando um pool de empresa poderemos viabilizar, de maneira mais fácil e ágil, nosso acesso ao mercado internacional”, afirma Bento Zanoni, presidente do CEMC. “Nosso foco inicial será o mercado latino-americano”.
Formado há apenas 15 dias, o CEMC já tem planejamento de execução definido. De acordo com Zanoni, o primeiro passo será realizar missões empresariais para a prospecção do mercado latino-americano e para a identificação do potencial do CEMC em cada país do continente.
O passo seguinte, explica o presidente do consórcio, será a formação de representantes e distribuidores na América Latina. A empresa ECS Representações ficará responsável pela gestão do projeto.
Esse tipo de iniciativa não é novo em Santa Catarina. A formação do CEMC repete o caminho trilhado pelos setores moveleiro e têxtil do Estado, que já têm experiências bem sucedidas no mercado internacional utilizando o mesmo formato.
O CEMC é apoiado pela Agência de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).