Redação SI (20/04/06)- A Embrapa Suínos e Aves irá apresentar várias tecnologias no Avesui 2006. (Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos), que acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções Centrosul, em Florianópolis.A Embrapa Suínos e Aves terá um estande na Avesui e apresentará tecnologias que mesclam soluções que já estão há um bom tempo no mercado com novidades.
1) Suíno light MS 60: O Embrapa MS 60, conhecido como suíno light, está presente nas propriedades de milhares de produtores em todo o Brasil. Através de uma rede de multiplicadores, o MS 60 contribui desde 2000 para a melhoria dos índices produtivos da suinocultura. O reprodutor transfere para os seus filhos conversão alimentar próxima de 2,3 (consumo de 2,3 kg de ração para a produção de 1 kg de suíno vivo), rendimento de carne na carcaça superior a 60%, alto rendimento de pernil e lombo, inexistência do gene halotano e uma carne geneticamente livre de PSE (sigla para pálida, mole e exudativa, qualidades que não agradam à indústria).
2) Linhagens de aves: a pesquisa em melhoramento genético de aves feita pela Embrapa ofereceu ao mercado cinco produtos. Na linha industrial, foram gerados a poedeira de ovos brancos Embrapa 011, a poedeira de ovos castanhos 031 e o frango Embrapa 021. Na linha colonial, estão disponíveis a poedeira 051 e o frango 041.
3) Biodigestor: a Embrapa Suínos e Aves tem pesquisado nos últimos anos qual modelo de biodigestor se adapta melhor às propriedades que trabalham com suínos e aves. A Unidade tem uma proposta que leva mostra quais os passos que dvem ser seguidos na implantação do equipamento. A Embrapa ressalta ainda que o biodigestor também gera um resíduo, que não pode ser lançado diretamente no meio ambiente.
4) Granulômetro: o granulômetro é um equipamento que determina o tamanho da partícula do milho e auxilia operadores de fábricas e produtores a prepararem rações de melhor qualidade. Encontrar o tamanho ideal da partícula do milho para cada tipo de animal é importante porque permite diminuição de custos e melhor aproveitamento da ração.
5) Incinerador de carcaças: o incinerador está sendo desenvolvido em parceria com a Perozin Indústria Metalúrgica, de Concórdia (SC), e chegará ao mercado na forma de um produto comercial até o ano que vem. Ele é voltado à defesa sanitária em portos, aeroportos e rodovias, frigoríficos e produtores de grande porte. O equipamento vai dar um destino adequado aos restos de animais sem provocar odor, fumaça ou emitir poluentes. Os filtros instalados no incinerador, por exemplo, não permitirão a emissão de dioxina, um poluente lançado na atmosfera quando a queima de matéria orgânica não é feita de maneira adequada. O único resíduo resultante do processo de queima das carcaças será a cinza, que pode ser aplicada no solo posteriormente.
Gripe aviária
A pesquisadora Liana Brentano, da Embrapa Suínos e Aves falará sobre a situação da doença no mundo e o perigo que ela representa ao Brasil durante o 5 Seminário Internacional de Aves e Suínos, evento técnico-científico realizado dentro da feira. A Embrapa Suínos e Aves apresentará ainda no Avesui 2006 o suíno light MS 60, as linhagens de aves, o biodigestor, o granulômetro e o incinerador de carcaças.
A Avesui procura promover o contato entre os vários segmentos das cadeias produtivas de aves e suínos. Participam da feira como expositores empresas de nutrição, genética, equipamentos, saúde animal, serviços técnicos, processamento de carne e informática. Em 2006, a área total do evento foi ampliada em cerca de 15%. Estima-se que o número de visitantes subirá na mesma proporção, atingindo 20 mil pessoas. Para o Seminário Internacional de Aves e Suínos são aguardados cerca de mil participantes. A curiosidade maior do público será a respeito de como o país está se precavendo contra a gripe do frango. O seminário debaterá o Plano Nacional de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle e Prevenção da Influenza Aviária, apresentado oficialmente pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 7 de abril, em Brasília. A Embrapa participa desde a primeira edição do evento, organizado pela Gessulli Agribusiness. Também são parceiros na promoção da Avesui 2006 a União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileria dos Exportadores de Frango (ABEF) e Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs).