Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2010

Emissão de GEE na produção animal é abordada por especialista mundial durante a AveSui 2010

Pela primeira vez no Brasil, pesquisador do instituto francês INRA Rennes, Paul Robin, realizará palestra exclusiva no I Fórum EcoAgri, dia 13, em Santa Catarina.

Pela primeira vez no Brasil, o pesquisador do instituto francês INRA Rennes, Paul Robin, ministrará palestra dentro da AveSui América Latina 2010 – maior evento da cadeia produtiva de aves, ovos e suínos do continente, realizado de 11 a 13 de maio, em Florianópolis (SC), no Centro de Convenções Centro Sul. 

O especialista de renome global vai ensinar no I Fórum EcoAgri, evento que compõe a programação técnica da Feira, como mensurar os reais impactos das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos sistemas de produção animal, mostrando alternativas que minimizem os seus impactos no meio ambiente. 

O método simplificado de avaliação das emissões gasosas, proposto pelo especialista, é uma ferramenta útil na determinação nas emissões destes GEE, como forma de medir estes impactos e trabalhar com estas informações de diferentes formas. Robin exemplifica que, ao mensurar que as perdas gasosas em sistemas de produção de suínos e aves são em torno da metade da massa que entra via alimentação e água, é possível, por exemplo, reduzir as perdas gasosas de nitrogênio, conservando este elemento importante do ponto de vista de fertilizante orgânico e a sua emissão para a atmosfera. 

Alguns métodos para a determinação dos GEE já foram desenvolvidos, porém, com um custo muito elevado para serem postos em prática na suinocultura e avicultura. Mas, Robin irá apresentar no Fórum EcoAgri um modelo com custo mais viável, desenvolvido por ele no INRA Rennes, uma das mais conceituadas instituições de pesquisas agropecuárias da Europa. 

“Na França, a incerteza sobre a variabilidade das emissões de NH3 é estimada em 80% a nível nacional. Uma precisão da ordem de 10% sobre estas emissões só é possível com medidas continuas, freqüentes e com alto custo. O objetivo do método simplificado é permitir um controle destas emissões com erros estimados entre 20 a 30% em valores anuais por sistemas de produção considerados”, acrescenta Robin. Segundo o especialista, os métodos propostos levam em considerações informações referentes ao perfil do plantel, forma de confinamento, disponibilidade de água, nutrição, perfil dos animais, entre outras informações. Reunidas elas subsidiarão um cálculo que possibilitará trabalhar estas informações. 

“O conhecimento da natureza destas perdas gasosas passa a ser importante para reduzir a transferência de poluição em casos de emissões elevadas. Além disso, o conhecimento global das emissões gasosas em sistemas de produção animal e na armazenagem dos efluentes é importante para a gestão dos efluentes do ponto de vista de utilização como fertilizante orgânico, para proteger as fontes de água e desenvolver ações para minimizar a emissão dos GEE”, conclui. 

Para Andrea Gessulli, diretora da AveSui, a vinda do pesquisador francês valoriza o I Fórum EcoAgri, uma vez que o profissional é uma das principais referências nas discussões sobre o impacto da emissões dos GEE no segmento de aves e suínos, com foco na produção sustentável de alimentos. 

Serviço

AveSui América Latina 2010
Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n –  Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com

Palestra: Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção de suínos e aves

Data: 13 de maio de 2010
Horário: 9:45
Palestrante: Paul Robin, pesquisador do instituto francês INRA Rennes
 

  • Informações adicionais sobre a AveSui América Latina 2010 podem ser obtidas pelo telefone (11) 2118-3133, e-mail: [email protected] ou site: www.avesui.com