Espaço de discussão sobre temas relacionados ao agronegócio e às cadeias de aves, suínos, biomassa e bioenergia, o Painel Conjuntural de Mercado abrirá oficialmente o XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos da AveSui 2013, no dia 14 de maio, com o mote “os desafios para um agronegócio competitivo”.
Organizado pela Gessulli Agribusiness, o Painel Conjuntural de Mercado inicia sua programação deste ano com o engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Clarivi, Leonardo Sologuren, que falará sobre as perspectivas para o mercado de milho e ração em 2013. Na sequência, Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, ministrará palestra sobre a relação do agronegócio brasileiro com o mercado de aves, suinos e grãos. O impacto da logística na competitividade do agronegócio e na produção de suínos e aves será tema da palestra de Marcos Jank, especialista em agronegócio e bioenergia, e ex-presidente da Unica e do Icone.
Reivindicações e necessidades do setor em debate com entidades
Após as palestras, será realizado o debate Roda Viva, que reunirá representantes da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável (Abib), da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) e da Embrapa Suínos e Aves, com mediação do jornalista João Batista Olivi, apresentador do Canal Rural. Além de discutir as questões apresentadas na programação do painel, as entidades devem manifestar suas principais pautas para o desenvolvimento do setor no país. Confira o que deve ser abordado por algumas das participantes:
Ubabef – A entidade espera a devolução, por parte do governo federal, dos mais de R$ 3 bilhões em créditos acumulados de PIS/Cofins e, em contrapartida, vai buscar o comprometimento do setor com a aplicação de 50% deste total em investimento produtivo, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Isso possibilitaria a criação, segundo a entidade, de mais 50 mil postos de trabalho na área.
ABCS – O ano de 2012 foi marcado por altos e baixos, na avaliação da entidade. Enquanto as cotações de milho e farelo de soja batiam recordes nacionais e internacionais, os suinocultores penaram no ano passado com um dos mais baixos preços pagos pela produção. As dificuldades, porém, levaram a um maior fortalecimento do segmento, com a realização de ato público em Brasília, com a marcha de 700 produtores de suínos à Capital Federal, e à criação da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Brasileira, que conta com 180 deputados federais e 12 senadores.
Abipecs – O ano de 2013 deverá ser mais positivo do que o anterior para o setor de carne suína no Brasil, de acordo com avaliação da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). O otimismo se deve pela avaliação de que não haverá outra forte crise igual à de meados de 2012. A expectativa é de um leve crescimento do mercado interno e das vendas externas. O que a Abipecs considera como principal trunfo para este ano é a recuperação das cotações em nível internacional e o acesso a mercados externos que pagam mais.
Sindirações – Porta-voz de um setor que em 2012 movimentou R$ 47 bilhões, com a produção de 63 milhões de toneladas de rações e 2 milhões de toneladas de sal mineral, o Sindirações busca um equilíbrio na política de incentivos fiscais para que os produtores consigam ter maior competitividade e a própria produção nacional alcance resultados melhores. “A crise global escancarou a fragilidade da cadeia produtiva nacional”, atesta Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações.
Embrapa – A experiência da unidade de Suínos e Aves, em Concórdia (SC), que resultou no desenvolvimento de um biofertilizante é uma das novidades que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) leva para a AveSui 2013. “Estamos com uma expectativa muito boa para a AveSui. O evento é referência tanto no aspecto comercial quanto no técnico e científico”, destaca Jean Vilas Boas, coordenador do Núcleo de Comunicação Organizacional da unidade de Suínos e Aves Vilas Boas.
O Painel Conjuntural acontece dia 14 de maio, a partir das 9h, e abre oficialmente a AveSui 2013 – que segue até o dia 16. Conheça a também a programação técnica no site:
Serviço:
AveSui 2013
Realizada em conjunto com:
Feira Biomassa & Bioenergia
XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos
II Painel de Biomassa & Bioenergia e II Painel de Reciclagem Animal
Data: 14 a 16 de maio de 2013
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Av. Gustavo Richard, s/n – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Organização: Gessulli Agribusiness
Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br