Redação AI (Edição 1101/2002) – A AveSui – Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, realizada entre os dias 8 e 10 de maio de 2002 na cidade de Florianópolis (SC), agitou os setores avícola e suinícola. Mais de 200 empresas dos segmentos de genética, saúde animal, nutrição, equipamentos, processamento, embalagens e serviços, divididas em 128 estandes, participaram da exposição. A AveSui ainda bateu todas as expectativas ao receber a vista de 15.348 pessoas durante os três dias de sua realização. Veja a seguir a cobertura dos expositores participantes desta edição, com destaque às novidades e aos produtos apresentados na feira.
Tecnal apresentou duas novidades
A Tecnal Comércio e Representações comercializa e instala equipamentos para fábricas de rações, instalações elétricas e para automação completa. Na AveSui ela apresentou dois novos produtos. Um é o Condicionador para Peletizadoras, de duplo eixo com tempo de residência de até 240 segundos, especialmente projetados para alimentos balanceados com altos teores de proteína e energia. Outro são os Moinhos de Martelos série MAP 71, que possibilitam uma granulometria homogênea tanto para moagem grossa, média ou fina e dispensa a instalação de moinhos para a primeira moagem, independente da granulometria desejada.
Alimentadores de aves da Tecnoesse
Alguns dos equipamentos da Tecnoesse puderam ser visto no estande da empresa. Ela expôs alguns modelos de alimentadores automáticos, que possuem características específicas, atendendo ao tipo de criação do cliente.
Os comedouros são fabricados de material plástico, atóxico e resistente aos ácidos detergentes. Ele possui uma distribuição de tubo zincado e um fio de aço que o segue, impedindo que os frangos se empulerem nele.
Tecpon tem sistema antimofo
A Tecpon produz aditivos para higienização de diversos ambientes industriais. Uma de seus produtos e serviços é o seu sistema para eliminação do mofo em fábricas, criadouros e outros locais com pré-disposição ao mofo.
Ela também está apresentando um spray, produzido a base de ácidos graxos essenciais, que pode ser utilizado para cicatrizar suínos castrados. “É um spray que acelera a cicatrização, diminuindo com isso o risco de infecção”, afirma o diretor da empresa, Newton Battastini. Um outro produto é o diagnóstico da salmonella pelo sistema PCR, o que possibilita a quantificação e a qualificação dela em 48 horas.
Embalagens para ovos
A TP Plástico apresentou uma nova linha de embalagens plásticas para a comercialização de ovos. A empresa possui opções para 6, 10, 12 ou 30 ovos e o cliente pode optar pela impressão na embalagem, uso de luva ou etiqueta. A sua nova linha possui uma tampa reta e uma pequena entrada de ar nas laterais. “Isso permite uma melhor ventilação, ajudando a evitar o mofo do ovo”, explica Luiz Carlos Busetti, diretor da empresa.
Precisão nos resultados
O laboratório da Tecsa já realizou mais de 700 exames, sendo grande parte de alta complexidade, em diversas espécies animais. Trabalhando no mercado de Agribusiness, ele também realiza análises e ensaios, entre os quais se destaca os Exclusivos, que agregam valor a sua produção por serem mais ágeis ou aumentar a precisão dos resultados. “Nossas análises passam por um rigoroso controle de qualidade e são conduzidos em ambiente de absoluta biossegurança”, afirma o diretor de projeto Afonso Perez Júnior. O laboratório possui certificado de Qualidade Total do Sebrae-MG, credenciamento pelo MAPA e participou do programa de Cross Check, com universidades veterinárias e instituições nacionais e norte-americanas.
Tortuga destaca seus minerais orgânicos
Todas as linhas de produtos da empresa, tanto para aves como suínos e outros animais, contém minerais orgânicos. Esses minerais são produzidos pela própria Tortuga e proporcionam uma melhor conversão alimentar. “Pelo fato de ser melhor aproveitado pelo animal, há menor eliminação de dejetos ao meio ambiente, o que é um aspecto importante”, ressalta Fernando Fernandes, veterinário e supervisor da Tortuga. Os suplementos vitamínicos são misturados a ração e podem ser fabricados conforme as reais necessidades dos clientes.
Logística e transporte
A Triel-HT Indústria de Equipamentos Rodoviários tem procurado inovar no setor de transporte e logistíca. Para o transporte de frangos vivos, a empresa desenvolveu vários modelos. Um deles, por exemplo, possui soalho de alumínio e teto móvel pneumático, o que agiliza a carga e descarga, além de proteger as caixas. Para suínos, a empresa dispõe de modelos com dois, três ou quatro pisos, com vários opcionais. A empresa ainda dispõe de alternativas para transporte de rações e de silo graneleiro com balança, que emite um tíquete com data, hora e peso. “Os equipamentos da Triel-HT tem padrão internacional de qualidade e seguem as normas da ISO 14000”, afirma o diretor da empresa, Darlan Dalla Roza.
A força do setor
A União Brasileira de Avicultura (UBA) e a Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef) estiveram presentes na AveSui. As duas entidades patrocinaram o evento e também contribuíram para a organização das palestras técnicas em avicultura.
Sanitizante orgânico da Uniquímica
A empresa trouxe para a AveSui uma nova concepção de produto sanitário. Com a marca BioBom, o seu saneante pode ser utilizado tanto na limpeza de instalações como dos animais. Atóxico e biodegradável, o produto deve ser diluído em água e pulverizado no local. O gerente de vendas, Marcos Banov, explica que o produto não é um desinfetante. Ele remove sujeiras e gordura, evitando a proliferação de microorganismos e dando uma qualidade melhor de vida ao animal. A Uniquímica também reforçou a imagem da Colistina, aditivo antibiótico para ração animal, importado do Japão, e aprovado pela Comunidade Européia.
Fortalecendo-se no Sul
Para conquistar mais clientes na região Sul, a Vaccinar Nutrição Animal dispôs na AveSui de toda sua equipe técnica especializada em avicultura e suinocultura. “Buscamos assim atender à todos os visitantes em suas expectativas, principalmente sobre os nossos produtos”, comenta Siza Mara Alves, gerente de marketing da empresa. A participação em feiras nacionais integra o plano de marketing da Vaccinar, que vê nestes eventos a oportunidade de divulgar as recentes inovações de seus produtos e serviços.
Val/Pax inicia produção no País
A Val/Pax do Brasil é parte do grupo norte-americano Val-Co, com presença em seis países, e começa neste mês a produzir no Brasil. A fábrica está sendo montado em São José dos Pinhais, no Paraná. “Inicialmente alguns componentes terão de ser importados, mas em 15 meses esperamos estar com a linha toda nacionalizada”, afirma Edgar Rossi, diretor da Val/Pax.
Especializada em equipamentos para avicultura, suinocultura e agricultura, a empresa trouxe para a AveSui, o seu sistema de nebulização de alta pressão e um novo comedouro para aves. Além do seu tradicional bebedouro tipo nipple, que está no mercado há mais de 15 anos.
Vetanco trouxe vários lançamentos para a AveSui
Pela primeira vez participando numa feira no Brasil, a Vetanco está com vários lançamentos na AveSui. Um deles é o Bact-acid, bactericida seletivo do trato digestivo de porcas gestantes (fase final) e leitões (1 fase). Trata-se de uma mistura de ácidos orgânicos protegidos com um carrier para ação no trato intestinal. Outro lançamento é o Microflud F, antibiótico injetável a base de Florfenicol (30%) usado em aves e suínos. “Somos um laboratório novo e estamos usando a feira para apresentar nossos produtos ao mercado”, comenta Javier Kuttel, assistente técnico da empresa.
Nova vacinadora da Wings
A empresa apresentou em seu estande a Servoject, uma vacinadora in ovo automática, com capacidade de vacinação para 30 mil ovos/hora. Também apresentou com exclusividade na Avesui a máquina de ovoscopia. Uma espécie de raio X do ovo, que ajuda a detectar possíveis problemas internos e os mínimos detalhes da casca. A máquina de ovoscopia pode analisar até 50 mil ovos/hora.
Zinpro lança o Availa ZMC
O Availa ZMC é composto por zinco, manganês e cobre e passa a integrar a linha de complexos metal-aminoácidos da Zinpro Animal Nutrition. O novo produto foi desenvolvido para ser utilizado com matrizes, leves e pesadas, e com poedeiras comerciais. De acordo com a Zinpro, o uso do produto em poedeiras aumenta a produção de ovos por ave, origina um menor número de ovos descartados e proporciona uma melhor conversão alimentar. Nas matrizes, ele apresentou um aumento no número de pintinhos por matiz e um efeito positivo no sistema imunológico das aves e a sua conseqüente capacidade de combate as doenças.
Automação avícola
Os visitantes da AveSui puderam conferir no estande da Zucami toda sua linha de bebedouros, comedouros, gaiolas de postura e equipamentos para climatização e automação avícola. Destaque para o sistemas de gaiolas verticais para poedeiras. Em constante processo de atualização, o sistema é totalmente automatizado desde a alimentação, suprimento de água, retirada de esterco até o recolhimento dos ovos. “Participamos da AveSui para prestigiar o mercado brasileiro transmitindo as novidades do mercado mundial para os produtores do País”, comenta José Augusto Isse, representante da Zucami no Brasil.
Vitagri/Genetiporc: soluções integradas
Unindo assistência técnica e nutrição, a Vitagri procura oferecer ao seus clientes soluções integradas para a sua produção. “Achamos que hoje as tecnologias estão muito semelhantes e o diferencial é o fator humano, por isso nos preocupamos em assessorar o cliente”, explica Potiguara G. Brites, diretor da Vitagri. Hoje a empresa possui uma linha completa de Premix, vitamínicos e minerais, aditivos e rações para aves, suínos e outras espécies animais. Já na área de genética suína, a Genetiporc dispõe ao mercado brasileiro as linhagens da genética canadense como a Fertilis 20, uma fêmea hiperprolífera. “Esta é hoje a fêmea mais prolífera que está em oferta no mercado”, afirma Brites. A empresa dispõe também do macho terminal Vivanda 300 e da avó Vigor 120.
Financiamentos
O Banco do Brasil disponibilizou oito consultores financeiros para atendimento especializado e qualificado à demanda de negócios, durante os três dias da AveSui. Os assessores atuaram na formalização de convênios BB Agro com cerca de 20% das 120 empresas expositoras e acolhimento de propostas apresentadas pelos clientes destas empresas. De acordo com Romário Martinello, assessor do BB, mais de 400 pessoas visitaram o estande do banco durante a feira, representando o facilitamento de negócios da ordem de R$ 1,5 milhão.
Mascote
Simpática e alegre, a tartaruguinha da Tortuga também desfilou pelos pavilhões da AveSui.
Artesanato local
A Associação dos Artesãos de Santa Catarina também teve espaço na AveSui. No estande, peças confeccionadas em madeira, conchas do mar, bordados, crochê e pinturas estiveram em exposição e à venda aos visitantes.
Bastidores
A equipe da Gessulli Agribusiness que trabalhou na montagem, atendimento, organização dos seminários, financeiro, comercial, assessoria de imprensa e cobertura jornalística da AveSui 2002.