Como buscar soluções para minimizar perdas na produção e ganhar competividade no mercado? Com o preço do milho e do farelo de soja em patamares elevados, cresce a procura por alternativas nutricionais que ampliem a eficiência e representem uma redução nos custos. Este tema será amplamente debatido nesta quinta-feira (16), durante o painel de Avicultura da AveSui 2013, coordenado pelo professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos Augusto Mallmann, e vai discutir as incertezas e mitos que ainda cercam o uso nas formulações de rações. As restrições a determinadas substâncias e a questão de aditivos melhoradores de desempenho também serão discutidos no espaço.
Já o painel de Suinocultura vai abordar os fatores que mais impactam a competitividade no setor, em debate coordenado pelo diretor superintendente da Agroceres PIC e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Genética Suína (Abegs), Alexandre Furtado da Rosa. A competição entre energia e alimentos produzidos pelos grãos no mundo e as formas de otimizar a mão-de-obra terão destaque especial na programação, que encerra o XXII Seminário Técnico-Científico de Aves e Suínos da AveSui 2013.
Para quem quiser conhecer as novidades do mercado, as granjas-modelo e os trabalhos sobre a cadeia produtiva selecionados para o evento pode participar da Feira de Negócios, que fica aberta das 10h às 18h no Centrosul.