Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Feira debate o futuro da avicultura

Avesui começa no dia 26 de maio e também abre espaço aos suinocultores da América Latina.

Da Redação 20/05/2004 – 08h59 – A Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui 2004) começa na próxima quarta-feira, dia 26, e se estende até o dia 28 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Nesta edição, a feira apresenta o Seminário Conjuntural, unindo a avicultura e a suinocultura em um só espaço para debater temas em comum às duas atividades.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, participam da abertura do evento, como mediadores. Outro destaque do seminário é a palestra do economista José Mendonça de Barros. Ele vai abordar as perspectivas de crescimento para o agronegócio brasileiro, enfocando cenários para preços, produção e exportação, e oferta de insumos.

Barros faz ainda um paralelo da avicultura e da suinocultura brasileiras com os principais países produtores e exportadores de carne de frango e de carne suína. “Vamos abordar as perspectivas quanto ao cenário internacional, emprego e renda, nível de atividade, taxa de juros, dólar, balança comercial, inflação e resultados fiscais”, comenta.

Além de se atualizar sobre o mercado, os expositores e visitantes podem conhecer o que há de mais moderno em avicultura. A novidade este ano é que a AveSui 2004 apresenta um galpão de produção, totalmente montado e equipado nos moldes de uma granja comercial.

Setores movimentam mais de US$ 2 bilhões

A ampliação da AveSui 2004 está voltada a oportunidades de negócios tanto para as empresas envolvidas na produção como para as companhias de processamento de carne. Ao todo, são 250 expositores, dos setores de nutrição, genética, equipamento, saúde animal, serviços técnicos, entre outros. Nesta edição, os organizadores da feira esperam superar o número de visitantes de 2003, chegando a 17 mil pessoas durante os três dias de evento.

A AveSui é a única feira de negócios da avicultura e da suinocultura, setores que atingiram mais de US$ 2 bilhões em receitas cambiais em 2003. A feira conta ainda com a presença da Câmara Setorial de Aves, Suínos, Milho e Sorgo, que tem como objetivo propor, avaliar, apoiar e acompanhar as ações de integração e desenvolvimento das cadeias envolvidas. Através do Fórum Especial, os membros de todas as organizações discutem assuntos polêmicos e apontam os principais problemas do setor.