Quando se discute os impactos ambientais das atividades avícolas e suinícolas o foco geralmente é no tratamento dos dejetos produzidos. Apesar de ser uma questão relevante para a sustentabilidade da cadeia, este não é o único impacto a ser considerado. Como parte da programação da AveSui América Latina 2010, maior feira de aves, ovos e suínos latino-americana, a ser realizada entre 11 e 13 de maio, em Florianópolis (SC), o Fórum EcoAgri irá propor uma discussão sobre essas questões, mas sob a ótica do manejo ambiental como um todo, nos dias 12 e 13.
“É preciso diversificar o foco destes debates e discutir as questões ambientais considerando todo o sistema de produção. Não basta apenas falar do tratamento de resíduos, é preciso considerar as legislações ambientais, que estão sempre mudando, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e diversos outros assuntos”, avalia Julio Cesar Palhares, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador do Fórum. Além dessas questões, o fórum abordará ainda aspectos relacionados à qualidade desta produção, relacionando-a ainda à praticas de manejo que garantam a rastreabilidade e o bem-estar animal.
Entre os temas que serão debatidos, Palhares aponta as alterações climáticas como um das principais. Embora a bovinocultura seja vista como a grande vilã relacionada à emissão de GEE, as criações de aves e suínos têm sua parcela de contribuição neste montante, em especial, quanto à liberação de gás metano.
À frente nestas questões há mais de 20 anos, por contestações sociais devido aos impactos da suinocultura, em especial, no Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina, o segmento conta hoje com algumas tecnologias que utilizam o metano produzido como fonte geradora de energia elétrica. Outro avanço proporcionado, é que os dejetos submetidos a esse sistema ainda podem ser aproveitados no campo, na forma de fertilizantes.
Apesar disso, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves ressalta que esta tecnologia sozinha não é suficiente para reduzir todos estes problemas. Analisando a questão a partir do manejo ambiental, o trato nutricional da granja, por exemplo, é um elemento determinante no tipo de dejeto que será produzido e na quantidade de GEE liberados. Além disso, os dejetos quando utilizados de forma incorreta como fertilizante, podem contaminar o solo, os recursos hídricos e o ar.
“O dejeto é um produto determinado por todo manejo, se o alimento oferecido não for de qualidade, maior a quantidade e o potencial poluidor do resíduo, consequentemente, o manejo ambiental terá maior custo e será mais complexo”, pontua o especialista. Ao se considerar os cuidados envolvendo a nutrição, há tecnologias que atuam no metabolismo dos animais diminuindo o potencial poluidor dos resíduos, entretanto, no Brasil as principais questões ambientais ainda estão mais relacionadas à contaminação dos recursos hídricos – aspecto cuja população ao entorno das granjas são mais sensíveis.
O especialista acredita que quanto mais se discutir o assunto, mais rapidamente ele será incorporado ao dia a dia dessas atividades. Existem hoje muitas ações práticas que podem contribuir com estas demandas que a cadeia precisa e os eventos são importantes para auxiliar, não só a implementá-las, mas para avaliá-las e identificar novas demandas. A questão dos dejetos, por exemplo, começa também a ganhar força na avicultura de corte a partir da proibição do reaproveitamento das camas de frango como alimento para nutrição animal.
Estes serão alguns dos temas apresentados no Fórum, em especial no que diz respeito à viabilização dessas práticas, por meio de acesso e transferência dessas tecnologias, inclusive a partir da legislação ambiental que está sempre mudando. “A questão da sustentabilidade precisa ser avaliada como um todo, inserir sempre novas discussões e pensar nas demandas futuras”, conclui o coordenador.
Informações adicionais sobre a AveSui América Latina 2010 podem ser obtidas pelo telefone (11) 2118-3133, e-mail: [email protected] ou site: www.avesui.com
Serviço
AveSui América Latina 2010
Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Fórum EcoAgri – Produção de Alimentos Sustentável
Data: 12 e 13 de maio de 2010
12/05
09:00 Agronegócio x Meio Ambiente – Barreira ou oportunidade?
Dr. Ademar Romeiro – Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp
09:45 Indicadores de sustentabilidade para o agronegócio
Dra. Kátia Regina Jesus Hitzshky – Pesquisadora Embrapa Meio Ambiente
10:30 Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Produção de Suínos e Aves e em sistemas de armazenamento de resíduos (dejetos)
Dr. Paul Robin – Pesquisador INRA / Rennes
11:30 50 anos de produção de ovos de consumo na Europa. E o futuro?
Peter-Bat Lichtenbeld – Engenheiro Agrônomo – Técnico em Agropecuária
12:15 Sustentabilidade Ambiental na Suinocultura. Novas oportunidades e desafios
Bruno Filipe Magalhães Vidal – Administrador de Empresas
13/05
09:00 Desafios ambientais da avicultura e suinocultura
Dr. Julio Palhares – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
09:45 Compostagem para o tratamento dos dejetos de suínos e aves
Dr. Paulo Armando – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
10:30 Viabilidade técnica e econômica das estações de tratamento de dejetos suínos
Dr. Airton Kunz – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
11:30 Adotando uma política de produção livre de gaiolas para aves e suínos
Guilherme Carvalho – Formado em Ciências Biológicas / Bacharelado
12:15 Rastreabilidade – Conceitos e Desafios
Alex Eckschmidt – Engenheiro Agrônomo