Nunca a “sustentabilidade” esteve tão em evidência. A produção ambientalmente correta de alimentos ganha cada vez mais destaque no agronegócio mundial. Podemos definir sustentabilidade como o conjunto de práticas adotadas que visam a diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que poderiam prejudicar a natureza. Logo, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente.
Muitas empresas ligadas ao agronegócio, atentas a esta linha “sustentável” de pensamento, já fazem mudanças estruturais, buscando a adequação de suas linhas com as novas tendências mundiais de produção. Com as cadeias de aves, ovos e suínos não é diferente. Para o crescimento destas atividades no Brasil, impulsionado pela abertura de novos mercados, é necessária a introdução de novas tecnologias na produção nacional. Países da Europa e da América do Norte, por exemplo, adotam a cada dia novas práticas de manejo que beneficiam o bem-estar animal e preservam o meio ambiente. Ora através do tratamento de dejetos suínos para produção de biogás, ora através da adoção de gaiolas diferenciadas para a criação de poedeiras. Esta nova tendência será evidenciada durante o I Fórum EcoAgri, que faz parte da programação da AveSui América Latina 2010, maior feira de aves, ovos e suínos latino-americana, a ser realizada entre 11 e 13 de maio, em Florianópolis (SC).
O I Fórum EcoAgri trata-se de uma iniciativa inovadora por parte da Gessulli Agribusiness, que dentro da AveSui, vai promover um debate sobre produção e desenvolvimento sustentável no dia-a-dia do produtor rural contemporâneo, apresentando uma forma inteligente e lucrativa de se produzir alimentos. No primeiro dia de programação, 12, serão apresentadas no painel “Produção no agronegócio e desenvolvimento econômico” discussões sobre a relação entre agronegócio e o meio ambiente, o uso racional de recursos hídricos e a importância da adoção de boas práticas de sustentabilidade na produção de alimentos. Já no dia 13, o painel “Desafios da Atualidade na Produção de Aves e Suínos” irá propor um debate sobre a emissão de GEE em sistemas de armazenamento de resíduos na produção de aves e suínos. Logo depois, as palestras colocarão em pauta a viabilidade técnica e econômica das estações de tratamento de dejetos suínos, a importância da compostagem para o tratamento dos dejetos e a produção de aves livre de gaiolas.
Serviço
AveSui América Latina 2010
Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Fórum EcoAgri – Produção de Alimentos Sustentável
Data: 12 e 13 de maio de 2010
12/05
09:00 Agronegócio x Meio Ambiente – Barreira ou oportunidade?
Dr. Ademar Romeiro – Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp
09:45 Indicadores de sustentabilidade para o agronegócio
Dra. Kátia Regina Jesus Hitzshky – Pesquisadora Embrapa Meio Ambiente
10:30 Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Produção de Suínos e Aves e em sistemas de armazenamento de resíduos (dejetos)
Dr. Paul Robin – Pesquisador INRA / Rennes
11:30 50 anos de produção de ovos de consumo na Europa. E o futuro?
Peter-Bat Lichtenbeld – Engenheiro Agrônomo – Técnico em Agropecuária
12:15 Sustentabilidade Ambiental na Suinocultura. Novas oportunidades e desafios
Bruno Filipe Magalhães Vidal – Administrador de Empresas
13/05
09:00 Desafios ambientais da avicultura e suinocultura
Dr. Julio Palhares – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
09:45 Compostagem para o tratamento dos dejetos de suínos e aves
Dr. Paulo Armando – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
10:30 Viabilidade técnica e econômica das estações de tratamento de dejetos suínos
Dr. Airton Kunz – Pesquisador Embrapa Suínos e Aves
11:30 Adotando uma política de produção livre de gaiolas para aves e suínos
Guilherme Carvalho – Formado em Ciências Biológicas / Bacharelado
12:15 Rastreabilidade – Conceitos e Desafios
Alex Eckschmidt – Engenheiro Agrônomo