Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Luz no fim do túnel - Por Wolmir de Souza

Com o final do perídodo de festas tradicionais brasileiras - como Natal, Reveillon e Carnaval - mercado de suínos inicia retomada de mercado. Preços estão se ajustando.

Passaram as festas, férias,que aliás são muito longas para quem precisa comercializar sua produção e para quem precisa de ações políticas urgentes. São geralmente 90 dias entre a véspera de natal e o final do carnaval, festejos que tradicionalmente representam perdas ou dificuldades econômicas para quem produz ou industrializa.

Parece-me que estamos voltando à media histórica, passando este período o mercado e os preços se ajustam, fim das crises, não alteração do ciclo de perdas e ganhos. Novos tempos somente se acreditarmos em mudança de pratica e comportamento, quem sabe passarmos a fazer diferente para que os resultados também sejam diferentes.

Sempre é tempo de mudar, aprender e aperfeiçoar – falo de eventos que órgãos públicos e privados realizam com esta finalidade e que buscam levar conhecimento além de tecnológico, políticos e de mercado, mas que nem sempre conseguem alcançar seus objetivos porque o publico alvo não comparece.

Se ainda acredito na atividade suinicola é porque a luz que vem ou que se vê no final do túnel não é meramente pela melhora dos preços o que é inegavelmente um estimulo, falo das novas gerações, falo dos eventos, congressos e seminários como a AveSui 2011 – fonte de informações tecnológicas que trazem consigo a realidade do mercado futuro, previsões e conclusões levando em conta onde se concentra a maior força da informação. Seja no consumidor interno ou no externo. A realidade é clara e a leitura é lógica, se não mudarmos nosso comportamento fatalmente e inevitavelmente teremos o mesmo resultado que tivemos ate hoje.

Imagino a dedicação e responsabilidade de quem organiza eventos como este na hora de definir o tema, o foco. Isso se faz aos olhos dos maiores interessados que nem sempre participam. Nesta edição, o INCS se propõe em paralelo aos objetivos da Gessulli Agribusiness (organizadora da AveSui) para fazer algo diferente para um publico que fica muitas vezes ás margens de eventos como este. Foco na cadeia como um todo, pois acreditamos ser esta conduta direcionada ao setor suinicola brasileiro que socialmente e economicamente tem a maior representação: o setor chamado independente, com grande numero de frigoríficos que estão fora do conglomerado agroindustrial, que tem seu foco voltado para a valorização da marca e olho no mercado internacional.

Espero que nestes dias que antecede tão importante evento eu consiga através deste espaço somar junto com o INCS aos objetivos da AveSui.

Prezar pelo crescimento sustentável do agronegócio suinicola e avícola brasileiro.

Wolmir de Souza, presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS)