Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Mapa apresenta ações para destravar exportações de peixes

As exportações de pescado brasileiro estão suspensas para a UE desde o dia 3 de janeiro

Mapa apresenta ações para destravar exportações de peixes

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, se reuniu com o secretário especial da Aquicultura e Pesca, Dayson de Souza, no ministério, para apresentar as ações realizadas pelo Mapa na tentativa de destravar as exportações do pescado brasileiro para a União Europeia (UE).

Novacki elencou as iniciativas que o ministério está desenvolvendo para liberar as vendas nacionais para o mercado europeu e o representante da Aquicultura e Pesca disse que a secretaria quer estreitar laços com o Mapa para trabalhar em conjunto em benefício do setor. Entre as ações que o Mapa realizou para que o país volte a exportar os pescados, está a viagem que o ministro Blairo Maggi fez a Bruxelas, assim como técnicos do ministério, que discutiram com representantes do bloco europeu as travas comerciais impostas, além de apresentar um plano de ação encaminhado à UE para contornar barreiras, explicando sobre vistoria das embarcações e a busca de parceria com o Inmetro para a certificação dessas embarcações, entre outras iniciativas.

As exportações de pescado brasileiro estão suspensas para a UE, desde que o Mapa anunciou a suspensão temporária das exportações no dia 3 de janeiro. Foi uma medida preventiva em função de resultado de missão de auditoria do bloco econômico, realizada em setembro do ano passado, que acabou apontando a existência de não conformidades em embarcações e atracadouros.

A balança comercial entre o Brasil e a União Europeia é equilibrada. O Brasil exporta cerca de US$ 33 bilhões por ano para o bloco europeu, principalmente produtos agropecuários e importa em torno de US$ 31 bilhões por ano, sobretudo em produtos químicos.