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Marcas para o agronegócio

<p>Professor Fava Neves falará sobre as competências e o potencial do Brasil no agronegócio em sua palestra na AveSui América Latina 2005.</p>

Da Redação 05/04/2005 – O professor de Marketing e Estratégia do curso de Administração da USP, Marcos Fava Neves, palestrará no IV Seminário Internacional de Aves e Suínos, no dia 11 de maio, às 14h30, em Florianópolis (SC), sobre Marcas: como agregar valor à carne brasileira. O evento será realizado em paralelo à feira AveSui América Latina 2005.

 

O Brasil é o maior exportador no mundo de cana-de-açúcar, citrus (com ênfase no suco) e também no café. Em 2003, aparecem dois novos líderes: a carne bovina, onde crescemos simplesmente 50% em relação a 2002, e a carne de frango, com crescimento de 28%. Para 2005, já são esperados novos líderes da lista de exportados”, diz Fava Neves.

 

Em sua apresentação, o professor fará comparações entre administração de fazendas e gestão agropecuária. “Em gestão agropecuária, uma fazenda hoje apresenta uma arquitetura diferente. É um conjunto de contratos e agentes articulados, seja com insumos, revendas, prestadores de serviços, técnicos, comercializadores, e outros. A fazenda fica cada vez mais enxuta, eficiente e empresarial. Muda o perfil e a imagem do fazendeiro”.

 

O especialista da USP também abordará a questão do marketing no agronegócio, especialmente aos produtos cárneos, definindo de A a Z a composição e o fundamento do marketing. “Recentemente vi uma propaganda em que a cadeia da carne bovina nos EUA ataca a cadeia do frango, apelando para o binômio gordura e sabor, dizendo que ””””a carne bovina tem apenas um grama a mais de gordura saturada que o frango… é o mesmo que trocar um bolo de chocolate (bovina) por uma cenoura (frango). O que você prefere?””””. Portanto, aqui não é novidade para quem nos lê faz tempo, falta marketing para as cadeias produtivas no Brasil”, comenta.

 

Marketing é confundido no Brasil com uma de suas ferramentas, a comunicação (incluindo ai a propaganda, a promoção de vendas, a publicidade e outras ações). Porém, as atividades de marketing não se restringem à propaganda, somente. Marketing foi definido como um processo de gestão pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que querem através da criação, oferta e troca de produtos e valores com outros (Philip Kotler). Vale também para transações internacionais”, explica o professor.