A primeira ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no estado de São Paulo começou com o pé direito. Com um estande de 140m² que recebeu produtores, parceiros do setor, fornecedores e profissionais de açougues estiveram presentes no “Curso de Capacitação em Tecnologias de Cortes Suínos”, realizado ao vivo durante a AveSui América Latina 2012, no stand do Sebrae-SP que apresentou o PNDS no estado. A ação inédita faz parte do plano de ações do Projeto na cidade de São Paulo para intensificar o consumo de carne suína, que acontece em parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), o Sebrae-SP. E o Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo que reúne mais de 18 mil açougueiros em todo o estado.
A ação que atraiu ao stand mais de 150 participantes, sensibilizados em relação ao tema, contou a capacitação de 78 açougueiros no curso, realizado por meio de uma parceria junto do Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo. Durante o treinamento foram apresentados os novos cortes da carne suína, noções de boas práticas de manipulação de alimentos e além de orientações sobre a diminuição de perdas na carcaça na retirada dos cortes, com objetivo de inserir novos modelos de consumo da carne suína no mercado de São Paulo e região.
Para o diretor do Sindicato Varejista de Carnes Frescas de São Paulo, Pedro Fernandes, o treinamento proporcionou aos profissionais de diferentes casas de carnes presentes uma oportunidade de inovar nos açougues e casa de carnes. “Alguns profissionais com mais 40 anos de profissão não conheciam todos os cortes apresentados aqui. Creio que o curso junto ao Manual Brasileiro de Cortes Suínos trará um diferencial a esses profissionais”, comenta. O encontro também contou com açougueiros do Grupo Pão de Açúcar, que no mês de março realizou grande campanha de vendas de cortes suínos em diferentes lojas da cidade de São Paulo e também do país. “Já estivemos presentes em outros cursos de cortes realizados pelo PNDS e percebemos sua efetividade dentro das lojas. Hoje, com mais cortes sendo ofertados, é possível perceber mais receptividade do consumidor à carne suína”, afirmou o gerente comercial nacional do Grupo Pão de Açúcar, Luiz Roberto Baruzzi.
O Frigorifico Cowpig que faz parte do projeto no estado foi parceiro na ação e apresentou seus cortes e produtos para degustação no stand. “Essa foi uma grande oportunidade de sensibilizar os visitantes sobre os diferentes cortes de carne suína e ainda apresentar a qualidade dos nossos produtos”, comentou o diretor do Cowpig, Renato Sebastiani.
Ações futuras
No evento também foram realizadas reuniões com os produtores e escritórios regionais do Sebrae-SP para início de discussões das ações. Com foco nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos, expectativa é que o projeto amplie rapidamente o consumo de carne suína entre os paulistas. “São Paulo é o maior mercado consumidor do País e nossa expectativa é de que o consumo per capita cresça num prazo curto”, afirma a consultora do Sebrae-SP, Paula Ornellas.
Ao lado do Sebrae-SP, APCS a ABCS coordenará, via PNDS, ações nos diversos segmentos cadeia produtiva e pretende comtemplar os 3 elos que compõem o Projeto: produção, industrialização e comercialização. “Nossa previsão é atuar no varejo, possibilitar consultorias às indústrias e investir na capacitação dos suinocultores e colaboradores de granjas e ainda levar o que há de mais moderno em tecnologia de cortes suínos aos supermercados e açougues dessas cidades”, reforça a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado.
Preço justo para produzir
Ao lado das associações estaduais, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) promoveu no auditório da AveSui América Latina o ato público “Preço justo para produzir”, com objetivo de alarmar as autoridades do governo presentes no encontro e também a mídia nacional, para a crise que passa neste momento a suinocultura nacional.
“Nós, produtores de suínos, estamos passando por um dos momentos mais críticos já vistos na suinocultura nos últimos anos. Precisamos unir para lutar por nossos direitos”, afirmou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes. De acordo com o presidente da Associação Paulista de Suinocultores (APCS), Valdomiro Ferreira Júnior, em São Paulo, por exemplo, o suinocultor está perdendo R$ 0,80 por quilo de suíno vendido. “Em uma granja de 2 mil matrizes, cuja produção anual gira me torno de 54 mil suínos, as perdas chegam a R$ 330 mil por mês”, afirma Ferreira.