Durante vários anos a avicultura brasileira vem buscando soluções para o controle de infecções por Salmonella. Nos últimos três anos a resistência a programas de tratamentos a Salmonella Heidelberg vem preocupando o setor pela dificuldade de controle e aumento da propagação.Pela importância do tema e empenhando-se na busca de alternativas comprovadas através de testes e pesquisas laboratoriais é que a Safeeds, aditivos para nutrição animal traz ao mercado nacional mais uma ferramenta para ajudar neste controle.É uma combinação única de ácidos orgânicos e óleos essenciais micro-encapsulados, fabricados pela canadense Jefo, adaptados especificamente para o tempo de trânsito intestinal das aves.
Trata-se da sinergia perfeita.Os dados estão sendo mostrados durante a Avesui 2014, que acontece de 13 a 15 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis.Segundo pesquisa realizada em laboratório (in vivo) o produto, reduziu a presença de Salmonela Heidelberg no ceco de frangos aos 42 dias de idade entre 75,0% e 87,5%. Também em avaliações a campo houve a redução da presença de Salmonella nos cecos entre 50% e 100%.
Somando a estas avaliações registrou-se redução de Salmonela Heidelberg em swabs de arrastro a campo, plaqueamento de abatedouro, LOG de salmonella nos cecos e avaliações oficiais. Para Ricardo Castilho, zootecnistas e Diretor Técnico da Safeeds, o controle de bactérias é cada vez mais um desafio na avicultura brasileira.
E a prevenção sustentável de Salmonella deve basear-se numa abordagem sistêmica que deve ser vista como uma combinação de vários fatores, dentro de um conceito integrado. E a ferramenta apresentada pela Safeeds soma-se a um conjunto de estratégias a serem tomadas.“Desta forma, a Safeeds está inovando, trazendo ao mercado uma alternativa com resultados positivos de eficiência do produto. São dados comprovados que apresentam um efeito preventivo em problemas intestinais como uma defesa natural, sendo uma indicação segura e eficaz contra as bactérias. O sucesso do combate de infecção por Salmonela Heidelberg tem sido prático e real a campo” ressalta o zootecnistas.
Entre as vantagens tecnológicas do produto estão: alta eficácia, praticidade, não interfere com outros ingredientes da ração ou do premix, homogeneidade no premix, acompanhamento de campo com avaliação laboratorial, resistente ao calor, liberação lenta e progressiva do composto ativo cientificamente comprovado no ponto certo, ou seja no intestino.