Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2010

Segurança alimentar é tema do I Fórum EcoAgri

Rastreabilidade colaborativa de alimentos é um dos temas que serão discutidos durante a AveSui América Latina. O engenheiro agrônomo da Paripassu, Alex Eckschmidt, fará palestra.

Fator primordial para a garantia de segurança alimentar, além de assegurar que a produção não impacta negativamente o meio ambiente, a rastreabilidade colaborativa é cada vez mais exigida na produção de alimentos – em especial àqueles que abastecerão os mercados internacionais. No dia 13 de maio, às 12h15, durante o I Fórum Ecoagri, um dos eventos que compõem a programação da Avesui América Latina 2010, o engenheiro agrônomo Alex Eckschmidt, da PariPassu, abordará os principais conceitos e desafios para implantação de um sistema de rastreabilidade, que pode garantir a rastreabilidade desde a sua origem, na produção. 

Segundo o mestre, a rastreabilidade colaborativa permite que o mercado acompanhe a origem de um produto em cada um dos elos de sua cadeia, registrando informações específicas para cada etapa do processo de produção do alimento – desde o plantio/criação, passando pela colheita/abate, o transporte, até chegar ao estabelecimento varejista. 

No mercado de aves e suínos esse sistema pode ser adotado pela maioria da cadeia produtiva, no entanto, Eckschmidt evidencia a importância de ressaltar alguns aspectos: “A agregação de valor não é um diferencial que a rastreabilidade oferece, pois o valor do produto é regida pela lei de oferta e procura. O que realmente deve ser considerado, é a minimização de risco, melhora na gestão e controles. Em caso de recall, por exemplo, dependendo da precisão da rastreabilidade, é possível identificar o lote que apresentou problema tendo condição de retirar rapidamente do mercado, minimizando os prejuízos”, informa. 

Segundo Andrea Gessulli, diretora da AveSui América Latina 2010, hoje a rastreabilidade é uma exigência muito forte do mercado, já que muitos países só comercializam produtos que tenham certificação. “Aqui mesmo no Brasil, encontramos grandes grupos varejistas que dão grande importância aos alimentos rastreados. Eles implementam programas de qualidade desde a origem, com o objetivo de tornar disponível para seus clientes todo o trajeto do alimento. Isso traz confiança e segurança para o consumidor”, finaliza Gessulli.

Serviço

AveSui América Latina 2010

Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Telefone: (11) 2118-3133