Entidades e associações ligadas à suinocultura brasileira preparam uma série de novidades para apresentar aos mais de 20 mil visitantes, entre produtores e profissionais do setor, que devem comparecer a maior feira latino-americana da indústria de aves e suínos, a AveSui 2011, entre 17 e 19 de maio, em Florianópolis (SC).
Entre as novidades a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) disponibilizará na AveSui os resultados do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que tem como objetivo fomentar a cadeia de suínos no Brasil e propiciar o aumento do consumo nacional per capita da carne – hoje em 15kg habitante/ano. A ABCS também aproveitará a ocasião para iniciar a divulgação do 14º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS).
“Também distribuiremos para os profissionais de todo elo da cadeia o Manual Brasileiro de Cortes Suínos, um material inédito que vai facilitar a vida de quem vende e de quem prepara a carne suína para a mesa do consumidor brasileiro”, complementa Fabiano Coser, diretor executivo da ABCS.
Presidida por Losivânio de Lorenzi, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) também marcará presença na AveSui em parceria com a ABCS. Ao todo mais de 100 produtores do oeste catarinense devem comparecer a feira. “Estamos otimistas com o mercado. As cotações do quilo vivo do suíno em Santa Catarina pouco a pouco estão subindo. Sem dúvida, a AveSui é um excelente local para que os produtores se atualizem sobre as novidades do mercado e coloquem em prática no seu negócio”, afirma o dirigente.
Já o Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) também estará na AveSui para reivindicar a melhoria da rentabilidade da cadeia suinícola e estimular uma maior organização e participação no planejamento, gestão e execução das ações de marketing e publicidade da carne suína. “Vamos propor aos setores públicos e privados que a carne suína esteja presente na merenda escolar, em cardápios de bares e restaurantes e que as remessas enviadas para o exterior sejam destinadas aos mercados exigentes e bons pagadores”, destaca Wolmir de Souza.
As empresas ligadas a suinocultura também estão com novidades para AveSui. A Suin, em parceria com a Farenzena, irá expor em seu estande uma maternidade com equipamentos como bebedouro, comedouro e escamoteador que reduzem o desperdício e aumentam os índices de conversão alimentar dos leitões e matrizes.
A Confortec também apresentará aos participantes da feira seus mais variados modelos de equipamentos para atividade suinícola como pisos plásticos, dosificadores, sistemas de transporte de ração, celas, além de comedouros e bebedouros.
Grandes empresas ligadas à suinocultura como a Lican, Álamo, Andritz Feed & Biofuel, Multitécnica, Sunny Nutrition, entre outras, também mostrarão soluções criativas para as áreas de nutrição, manejo e transporte dos animais durante a AveSui 2011.
De acordo com Andrea Gessulli, diretora da AveSui, o número de visitantes na feira ligado a produção suinícola cresce consideravelmente a cada nova edição. “A suinocultura nacional é uma atividade de extrema importância, pois gera mais de 2,5 milhões de empregos diretos no campo e possibilita a produção de alimentos de alta qualidade para o consumidor brasileiro e estrangeiro”, conclui.
Serviço
AveSui 2011
Data: 17, 18 e 19 de maio de 2011, sempre a partir das 9h
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n – Baía Sul – Centro – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com