O sistema Dark House, quando aplicado na criação de frangos, condiz na construção de aviários totalmente fechados, com ventilação tipo túnel e luz artificial, objetivando controlar todas as variáveis ambientais dentro do galpão, inclusive a iluminação. Sabe-se que número de galpões tipo túnel no Brasil tem aumentado consideravelmente, ao mesmo tempo em que se observam erros de manejo e projeto que impedem um controle do ambiente adequado nos galpões. Atenta a esta questão, a Gessulli Agribusiness prepara um workshop especial sobre Dark House na avicultura. Sob a coordenação da Dra. Daniella Jorge de Moura, professora da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Unicamp, o workshop irá trazer as experiências norte-americana, europeia e brasileira com o uso de galpões similares e, principalmente, passar ao público técnicas importantes para o controle ambiental destes galpões. “Vamos apresentar a experiência nacional e internacional a fim de consolidar técnicas e conceitos do sistema Dark House visando o aumento da produtividade e do bem-estar na produção de frangos de corte nacional”, explica Daniella.
Segundo a coordenadora, palestrantes americanos e europeus abordarão conceitos importantes para o sucesso da produção de frangos em galpões Dark House. Daniella pretende debater o isolamento dos galpões, a ventilação mínima e resfriamento dos galpões, a manutenção de exaustores e avaliação de sua eficiência, o controle da pressão estática do galpão, projeções das aberturas de ar, cálculo do número de exaustores necessários e outros fatores extremamente importantes para aumentar a produtividade e o bem estar das aves nestes galpões.
Confira a programação do workshop abaixo:
Dia 14/05/2013
13:30 – 14:15:
Palestrante
Dr. Tuffi Bichara – Consultor Técnico em Avicultura na Provimi América Latina
Tuffi tem uma ampla experiência no projeto e manejo de galpões Dark House no Brasil. Sua palestra fará um panorama do cenário nacional.
14:15 – 15:00:
Palestrante
Dr. Richard Gates – Professor da University of Illinois – EUA
Experiência Americana: Gates mostrara o cenário Americano em termos de galpões tipo túnel, para produção de frangos de corte e ainda fará um paralelo com nossa realidade a qual e profundo conhecedor devido às pesquisas cientificas que vem desenvolvendo no Brasil junto com a UFV, USP e UNICAMP.
15:00 – 15:45:
Palestrante
Dr. Daniel Berckmans – Professor da Universidade Católica de Leuven – Bélgica
Experiência Europeia: Daniel Berckmans, que possui profunda experiência na climatização de galpões em toda a Europa, fará um panorama sobre a realidade europeia em termos de galpões para a produção de frangos de corte, trazendo ainda as preocupações relacionadas ao bem estar das aves.
15:45 – 16:30
Palestrante
Dr. Joseph Purswell – Ph.D., P.E. Research Agricultural Engineer
Effect of varying light intensity on grown performance and welfare of broiler chickens: Purswell, pertencente à USDA, é um profundo conhecedor do tema climatização em aviários tipo túnel para criação de frangos de corte. Nessa palestra ele trará conceitos sobre a intensidade luminosa e a performance e bem estar de frangos de corte.
Data 15/05/2013
13:30 – 14:15:
Palestrante
Dra. Eileen Wheeler – Pen State University – Pensylvania – EUA
Tunnel ventilation system design and management: No segundo dia do Workshop, serão apresentados conceitos mais específicos sobre os projetos de climatização em aviários tipo Dark House. A Dra. Wheeler, que já esteve no Brasil ministrando um curso sobre projetos de sistema de ventilação, apresentará novamente esses conceitos ao público neste Workshop.
14:15 – 15:00:
Palestrante:
Dr. Richard Gates – University of Illinois – EUA
Metodologias para mensuração de gases em aviários tipo túnel: Gates, nesta palestra mostrará os equipamentos desenvolvidos por sua equipe para o monitoramento da qualidade do ar dentro de galpões tipo túnel.
15:00 – 15:45:
Palestrante:
Dr. Joseph Purswell – Ph.D., P.E. Research Agricultural Engineer
Design and operation considerations for attic inlets: Nesta segunda palestra Purswelll apresentará conceito sobre projetos de inlets para a entrada do ar em galpões Dark House.
15:45 – 16:30
Conclusões finais e Discussões
Mesa redonda com os palestrantes, que deve gerar documento final com participação de todos os presentes. Nessa mesa redonda, o público será convidado a participar e esgotar a discussão sobre os temas abordados durante os dois dias de workshop.
“A AveSui, evento já consagrado na cadeia produtiva de suinos e aves nacionais, inova trazendo a oportunidade de discutir problemas importantes relacionados a produção de frangos”, afirma Daniella. “Este workshop é um exemplo dessa inovação. A AveSui traz o público mais próximo de profissionais de renome da área, visando cada vez mais auxiliar na consolidação dessa cadeia produtiva no Brasil”, conclui.
O XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos é estruturado para agregar mais valor à AveSui 2013, e ainda acompanha os desafios do segmento da indústria de aves e suínos com informações sobre conjuntura, economia, sanidade, ambiência, manejo, nutrição, biomassa e bioenergia, reciclagem animal e sustentabilidade. Participe e não fique fora desta programação cheia de novidades.
Para informações ainda mais detalhadas, acompanhe a programação geral da AveSui 2013 e do XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos. Acesse: https://www.avesui.com/seminarios
Serviço:
AveSui 2013
Realizada em conjunto com:
Feira Biomassa & Bioenergia
XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos
II Painel de Biomassa & Bioenergia e II Painel de Reciclagem Animal
Data: 14 a 16 de maio de 2013
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Av. Gustavo Richard, s/n – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Organização: Gessulli Agribusiness
Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br