As empresas brasileiras participantes da feira WorldFood Moscow, na Rússia, voltaram para casa com uma expectativa de US$ 99,9 milhões entre negócios imediatos e a serem fechados nos próximos 12 meses, resultado das 430 reuniões realizadas com compradores russos.
A presença brasileira foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A relação comercial entre Brasil e Rússia é concentrada nas exportações brasileiras de carnes. O Brasil é o principal fornecedor de carnes para a Rússia, tendo participado com 43,7% do total importado pelo país em 2014, de acordo com o Global Trade Information Services (GTIS).
Em 2014, o Brasil exportou US$ 3,8 bilhões para a Rússia e importou US$ 3 bilhões, gerando um superávit de US$ 800 milhões na balança comercial, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC). As carnes bovina, suína e de frango representaram 63,5% do total das vendas brasileiras para o mercado russo.
Por ocasião do evento, a Apex-Brasil também integrou missão do governo brasileiro à Rússia e à Polônia, ajudando a organizar encontros empresariais, buscando aproximação e prospecção de negócios para vários setores, visando à ampliação da pauta e do fluxo de comércio.
“Os resultados da missão foram muito positivos no que diz respeito ao incremento de negócios entre o Brasil e os dois países visitados, que fazem parte dos mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações e são alvos das ações de promoção comercial e atração de investimentos desenvolvidas pela Apex-Brasil”, disse o presidente da Agência, David Barioni Neto.
A Apex-Brasil faz parte de grupo de trabalho liderado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), criado para discutir as possibilidades e oportunidades de negócios.