A Comissão Organizadora da Suinofest 2011 apresentou na manhã desta terça-feira (05/07) para a imprensa regional e autoridades locais os resultados do evento. O presidente Roberto Scorsatto explanou todo o trabalho da Comissão Organizadora com a realização da festa, que aconteceu nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho, no Parque Municipal João Batista Marchese.
Scorsatto iniciou a abordagem mostrando a reformulação do plano de comunicação e divulgação, através da criação de uma nova identidade visual da festa e do mascote Buti, que ganhou novo visual, novas roupas e tornou-se o ícone de divulgação da festa. Juntamente com a comissão organizadora, o Buti acompanhou a intensa agenda de compromissos da Suinofest pelo Estado e, por onde passou, animou e descontraiu a todos.
Campanha “EU VOU” e Vitrines
Com o objetivo de incentivar a participação da comunidade no evento, a Comissão também sorteou ingressos e realizou a distribuição de adesivos da campanha “Eu Vou”. A promoção de ingressos contou com a adesão de 105 estabelecimentos comerciais, que prepararam vitrines com motivos da festa e distribuíram cupons para que seus clientes concorressem aos bilhetes de acesso.
Eixos de Atuação
Os quatro eixos de atuação: gastronomia, seminários e eventos paralelos, feira e turismo, também foram abordados pelo presidente e, nesta edição, mostraram crescimento, com boa aceitação em todas as programações.
Gastronomia
Neste ano, o Salão Gastronômico apresentou novidades aos visitantes. O leiaute foi reformulado, com decoração e iluminação diferenciadas, diversos shows e local para crianças e para fumantes. O palco mudou de lugar, proporcionando mais espaço na área de circulação do público. Na área gastronômica, a novidade foi o espetinho de carne suína e o queijo brustolado. No total, 8,6 mil pessoas passaram pelo local nos seis dias de programação. Foram consumidos 2,6 toneladas de carne suína, 1,3 mil quilos de queijo e 1,3 mil quilos de polenta, 500 quilos de embutidos, 2,5 mil espetinhos de carne suína, entre outros milhares de quilos de produtos que compõem o cardápio. Como acompanhamento, 900 quilos de doces e 5,2 mil litros de bebidas, entre vinhos, espumantes, sucos e refrigerantes.
Seminários e Eventos Paralelos
Os seminários e eventos técnicos acompanharam o crescimento dos demais eixos. Mais de duas mil pessoas de Encantado e região participaram das atividades. Os auditórios estiveram lotados durante as programações e foram palcos de importantes discussões. Nos dois fins de semana de programação foram 15 eventos realizados, onde foram abordados temas como suinocultura, cooperativismo e sustentabilidade.
A participação do governador Tarso Genro, em uma reunião com lideranças e representantes do setor da suinocultura também deu grande visibilidade a Encantado e região. O chefe do executivo estadual recebeu as demandas da suinocultura e também abriu espaço para os pedidos regionais. Além dele, inúmeras lideranças estiveram presentes no evento. Entre elas, os secretários de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; a secretária da Administração e Recursos Humanos, Stela Farias; e o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.
Feira
A Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios neste ano ocorreu em dois fins de semana. Os espaços receberam investimentos e melhorias na infraestrutura, tanto na área interna, quanto externa. Durante os seis dias de feira, 40 mil pessoas circularam pelo Parque João Batista Marchese. A Feira contou com 220 espaços comercializados e 140 empresas. De acordo com a pesquisa de satisfação, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), 93% dos expositores devem retornar na edição de 2012.
Turismo
Nesta décima edição da Suinofest, o eixo Turismo também ganhou incremento. Foram disponibilizados aos visitantes duas opções de passeios para o Roteiro Encantado. Com a parceria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), antes do evento foram feitas visitações a agências de viagens e confeccionado material de apoio de apresentação da Rota. Durante a Suinofest foi disponibilizado um quiosque de divulgação dos atrativos. No total, os grupos fechados somaram 160 turistas e as visitas aos pontos individuais somaram mais de 407 turistas.
Balanço financeiro
Nesta edição inúmeros investimentos foram feitos para a realização da Suinofest. O Salão Gastronômico ganhou nova cara e a Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios ampliou os espaços cobertos e a estrutura geral foi melhorada. A área de shows externos foi montada em mais de mil metros quadrados, a praça de alimentação contou com 400 metros quadrados e também houve um incremento no número de shows, todos com entrada franca. Outro diferencial foi a ampliação da área coberta, no segundo fim de semana, que abrangeu toda a área de circulação desde a entrada principal até os acessos ao Salão Gastronômico e à Feira Comercial. A iniciativa teve o intuito de facilitar o deslocamento do público e dos expositores.
Na área externa, o total em investimentos foi de R$ 87.100,00. O valor foi dividido entre shows e atrações artísticas, segurança, serviços de limpeza, sonorização, decoração, locação de pirâmides, entre outros.
No Salão Gastronômico, as despesas somaram R$ 258.193,95, entre pagamentos de bebidas, alimentos, pessoal, limpeza, segurança, entre outros. A cobrança de ingressos somou R$ 298.153,00, sendo que o preço médio por ingresso fechou em R$ 34,83.
A Receita da Associação Comercial e Industrial de Encantado, organizadora do evento, fechou em R$ 438.961,36 e as despesas somaram R$ 336.014,11, sendo que o resultado final da Associação ficou em R$ 102.947,25.
Para o presidente da Suinofest 2011, Roberto Scorsatto, os resultados são positivos e superaram as expectativas. “A comissão organizadora está satisfeita, pois todos os investimentos realizados em melhorias de infraestrutura da Gastronomia e da Feira, bem como as ações desenvolvidas no Turismo e nos Seminários agradaram aos visitantes. A aprovação está refletida na pesquisa de satisfação, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que mostra a evolução na satisfação do público com o evento”, enfatiza.
Scorsatto destaca ainda a importância do engajamento de lideranças locais, regionais e estaduais na realização do evento. “Agradeço a todas as pessoas, entidades e parceiros que estiveram envolvidos na organização da Suinofest 2011”, finaliza.