Redação AI 30/05/2005 – Bento Gonçalves (RS), Chapecó (SC), Cascavel (PR), Campinas (SP) e Uberlândia (MG). É esse o roteiro preparado pelo Laboratório Biovet para os lançamentos regionais da Bio-Coccivet R, a primeira vacina contra a coccidiose aviária desenvolvida e produzida no Brasil. A caravana de lançamento percorrerá essas cidades de hoje (30/05) a sexta-feira (03/06), apresentando o novo produto a clientes e prospects.
Com essa iniciativa damos prosseguimento ao lançamento nacional da vacina, que aconteceu durante a AveSui, em Florianópolis (SC), e ao pré-lançamento ocorrido também em maio durante a Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, em Santos (SP), comenta Osmar Zimmer Jr., gerente de avicultura do Biovet. Desde o início havia a idéia de se fazer os lançamentos regionais. Resolvemos antecipá-los em função da excepcional repercussão e procura que estamos tendo por parte do mercado em torno da Bio-Coccivet R, completa Zimmer.
Bio-Coccivet R traz avanços desenvolvidos pela equipe do Centro de Pesquisas do Biovet, localizado em Ibiúna (SP). Conta também com as conclusões de uma parceria tecnológica estabelecida entre o Biovet e o Laboratório de Biologia Molecular, do Departamento de Patologia, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Todo esse esforço científico, que será apresentado em palestras e vídeos durante os lançamentos regionais, resultou na primeira vacina contra coccidiose a utilizar cepas brasileiras.
Até chegar ao produto foram coletadas centenas de amostras de cepas de coccidia em granjas nas diversas regiões do Brasil, selecionando e isolando 7 espécies de Eimerias aviárias. Isso garante à vacina uma rápida e eficiente proteção imunológica contra as cepas patológicas de campo. Assim, Bio-Coccivet R é constituída de uma suspensão viável das seguintes Eimerias: E.acervulina; E. brunetti; E. maxima; E. necatrix; E. praecox; E. tenella e E. mitis, isoladas de campo, no Brasil, e multiplicadas em aves livres de agentes patogênicos específicos (SPF – Specific Pathogen Free).
Desenvolvida especialmente para matrizes leves e pesadas, as inovações trazidas ao mercado por Bio-Coccivet R não param por aí. Entre outros destaques, vale ressaltar por exemplo:
– Formulação suspensa em diluente especial que permite a administração combinada a outras vacinas como Gumbor-Vet, New-Vacin e Bio-Bronk-Vet, entre outras.
– Aplicação em dose única, prática e versátil, aproveitando o manejo normal das aves, podendo ser aplicada:
. via spray no primeiro dia de vida no incubatório,
. via ocular/nasal na debicagem das aves,
. ou na primeira vacinação na granja.
Fruto de investimentos próprios do Laboratório Biovet, de US$7,4 milhões aplicados em pesquisa, tecnologia e estrutura inéditos no cenário da saúde animal, Bio-Coccivet R é solução contra a coccidiose aviária, doença infecciosa que afeta aves como frango de corte e que acarreta prejuízos anuais de cerca de US$ 800 milhões à avicultura mundial. O lançamento também atende as atuais tendências de segurança alimentar: por ser uma vacina não deixa resíduo químico nos ovos e na carne de frango.