Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Brasil e UE em reunião

Empresários brasileiros se prepararam para o 3º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia. Objetivo é aumentar o comércio.

Brasil e UE em reunião

Uma delegação de empresários brasileiros participará na semana que vem em Estocolmo (Suécia) do 3º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia. Com a aproximação do fim da crise, espera-se maior espaço no mercado desse continente.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro, paralelo à reunião entre o Governo brasileiro e líderes do bloco econômico, servirá para retomar o diálogo depois da crise e para impulsionar o comércio e os investimentos a partir da iniciativa privada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à capital sueca na próxima segunda-feira (05/10), de Bruxelas, para participar da reunião com a UE. “Será o primeiro grande encontro de empresários europeus e brasileiros após a crise”, afirmou em coletiva de imprensa a gerente executiva para negociações internacionais da CNI, Soraya Rosar.

Do lado brasileiro estarão presentes os dirigentes de empresas como a Embraer, as construtoras Queiroz Galvão e Odebrecht e as principais exportadoras de carne de frango.

Também foi confirmada a presença dos presidentes de empresas europeias como Telefónica, Saab, Telecom Italia, SKF, Basf, neste encontro, que acontecerá entre segunda e terça-feira da semana que vem.

A representante da CNI explicou que o empresariado brasileiro pretende sugerir a eliminação das barreiras mútuas aos investimentos que, segundo ela, enfrentam legislações restritivas agravadas com a crise.

Serão analisados também os caminhos para reduzir a burocracia no ambiente de negócios, acabar com a dupla tributação e estimular a associação de empresas e entidades públicas em projetos de interesse comum.

A cúpula Brasil-UE acontecerá na capital sueca na terça. As edições anteriores foram em Lisboa, em julho de 2007, e no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.