O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está apoiando a conquista do mercado da Arábia Saudita por empresas brasileiras de alimentos e bebidas. Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Mapa está organizando um pavilhão de 144 metros quadrados em uma das maiores feiras do setor no Oriente Médio,a Saudi Agro-Food, entre os dias 1º e 4 de novembro, na capital Riad. O evento deverá reunir cerca de 650 expositores de mais de 38 países.
A coordenação da participação brasileira está a cargo do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (DPI/SRI). “Vamos levar representantes de 16 empresas que produzem lácteos, carnes, ração animal, café e confeitos, que representam alguns dos setores de interesse do mercado saudita”, explica o diretor do DPI, Eduardo Sampaio. Segundo ele, a Arábia Saudita é, também, grande importadora de produtos como açúcar, mel e massas.
Exportações brasileiras – Em 2008, as aquisições de produtos agropecuários pelo país do Oriente Médio somaram US$ 12 bilhões em 2008. Desse montante, o Brasil forneceu US$ 1,4 bilhão, 11,7% do total. Porém as exportações são concentradas basicamente em açúcar e frango, que totalizam 75% do exportado no setor do agronegócio.
Ação com investidores – Paralelamente à participação brasileira na Saudi Agro-Food, o Mapa vai promover um seminário para atrair investidores sauditas. A ideia é mostrar o panorama do agronegócio brasileiro, oportunidades e mecanismos para investir no agronegócio brasileiro.
Quem lidera a ação é o secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães, acompanhado do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes e de representantes dos setores de lácteos, grãos e carnes.