Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Brasil participa de discussão sobre sanidade animal nas Américas

Mapa estará presente em diversos eventos que ocorrem simultaneamente na capital do Chile.

Brasil participa de discussão sobre sanidade animal nas Américas

A situação da febre aftosa na América do Sul está sendo discutida pelo Brasil e outros países do continente durante a 12ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 12), nesta terça-feira, 24 de julho, em Santiago (Chile). Durante o encontro, representantes das sub-regiões do COHEFA 12 irão discutir a situação regional da doença e os compromissos de ações para implementar o Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), assumidos em 2010.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representando no encontro pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) e atual presidente do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), Guilherme Marques. A reunião é organizada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

As resoluções do evento serão apresentadas aos 12 ministros – entre eles o ministro da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho – que participarão da 16ª Reunião Interamericana a Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA 16), que ocorrerá no mesmo local, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de julho. Em paralelo, também serão promovidas a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e um encontro da Comissão Pan-Americana de Inocuidade dos Alimentos (Copaia).

No dia anterior, também em Santiago, ocorreu a segunda reunião ordinária do CVP em 2012. No evento foram apresentados relatórios de avaliação regional sobre saúde animal e discutidos temas da 2ª Conferência Mundial sobre Febre Aftosa da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), que ocorreu em Bangcoc (Tailândia), no mês de junho.

COHEFA
O Comitê foi criado em 1987 pelos países das Américas, a fim de garantir a decisão política, identificar estratégias, linhas de ação e gerir recursos para cumprir as metas estabelecidas no PHEFA. A composição do COHEFA inclui representantes de setores público e privado, divididos em sub-regiões: Amazônica, Andina, Caribe, Cone Sul, América Central e América do Norte.