Este ano o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e pela Associação Baiana de Suinocultura (ABS), tem o desafio de propor estratégias e traçar um plano para o aumento das vendas de carne suína, reunindo especialistas em consumo, mercado, comercialização e produção. Considerado um dos mais importantes fóruns políticos e de mercado da suinocultura brasileira, o XIV SNDS, que vai ser realizado no Hotel Pestana, em Salvador (BA), contará com a presença de produtores e representantes do setor interessados em debater o futuro da suinocultura brasileira.
Fabiano Coser, diretor executivo da ABCS, destaca que nesta edição o tema está focado em novos mercados e que será uma oportunidade para reunir a cadeia produtiva para avaliar os argumentos adotados até agora e novas metas. “O Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura vai retratar a atual realidade do setor e chamar a atenção para o foco das ações da ABCS, que hoje é o mercado interno, além de projetar o futuro e estratégias que viabilizem uma suinocultura mais eficiente e atenta ao mercado globalizado diante das mudanças de comportamento do consumidor”, afirma Coser.
Especialistas em mercado e consumo – Na programação, os debates e palestras tem o desfio de discutir os rumos e traçar estratégias para alavancar as vendas. Durante o painel “Agronegócio e Produção de Suínos” será debatido o futuro da produção de alimentos e o papel do Brasil com o fundador da Markestrat – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia, Marcos Fava Neves. Na sequência serão apresentados os cenários para o agronegócio brasileiro com o jornalista, âncora do programa CBN Brasil e comentarista de economia da Rede Globo Carlos Alberto Sardenberg. Os debates serão coordenados pelo Secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles.
No segundo dia de debates um painel sobre “Desafios da Suinocultura para Próxima Década” vai abordar a produção de suínos do futuro com o Médico Veterinário e consultor Dr. Glauber Machado. O painel contará ainda com um amplo debate sobre a rastreabilidade e o Bem Estar Animal. Temas como “Barreiras Comerciais, Protecionismo e Exportação” serão apresentados pelo especialista André Nassar Meloni, diretor geral do Ícone – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais. Os debates serão coordenados pelo Chefe Geral da Embrapa Suíno e Aves Dirceu Talamini.
Comportamento de consumo – O terceiro painel do SNDS vai debater o “Mercado e Marketing para Carne Suína no Brasil com palestras sobre as mudanças comportamentais da sociedade. “Refeições Fora do Lar: Uma Oportunidade para a Carne Suína”, com Enzo Donna, diretor da ECD consultoria e coordenador dos distribuidores especializado em food service. O tema “Perfil de Compra dos Novos Consumidores Brasileiros Palestrante” será apresentado por Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, especializado em consultorias das classes C, D e E. “Os desafios no varejo de alimentos: Como vender mais?” será apresentada pelo consultor de negócios internacionais ligados ao varejo e sócio sênior da Gouvêa de Souza Alberto Serrentino. Este painel terá como debatedores Marcio Milan e Luiz Baruzzi, do Grupo Pão de Açúcar, e Rubens Valentini, ex-presidente da ABCS.
No último dia do evento um painel sobre oportunidades vai reunir os especialistas e coaching ontológico Homero Reis com a palestra “Construindo o Amanhã” e “O Brasil que dá certo” com Stephen Kanitz, mestre em Administração pela universidade de Harvard, consultor e conferencista no Brasil e no exterior.
Saiba mais sobre o evento clicando aqui!