Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Caixas frigorificadas

Paraibuna Embalagens apresenta resistência e impermeabilidade em caixas frigorificadas para avicultura.

Redação AI 16/06/2004 – 17h10 – Para que o alimento congelado conserve suas qualidades, a embalagem é fundamental. Afinal, o produto precisa de cuidados especiais no manejo e no transporte para chegar até o cliente mantendo suas características nutricionais.

O mercado de  carnes in natura reserva um espaço mais que promissor para sistemas aperfeiçoados de acondicionamento. Para atender a esta demanda, a Paraibuna Embalagens lançou um novo conceito de embalagens que promete proporcionar vantagens substanciais no acondicionamento de carnes em geral. O sistema de proteção consiste em caixas de papelão ondulado projetadas especialmente para o transporte e a comercialização direta de carnes. Feitas com capa e miolo em fibra especial de alta resistência, são empilháveis, paletizáveis e podem ser utilizadas abertas ou fechadas, com tampas simples acopladas ou mesmo coladas, tornando-se invioláveis.

Especificamente para as embalagens que atendem o mercado de avicultura, a Paraibuna tem desenvolvido melhorias como o tratamento do miolo, que reduz a absorção da umidade, conservando por mais tempo o produto e o sistema de aplicação de resinas, especialmente criado para ser utilizado em caixas armazenadas e transportadas em ambientes úmidos, como as câmaras frias. As embalagens recebem resina tanto na parte interna quanto na externa, o que garante maior resistência, protegendo principalmente da camada de gelo que se forma nas câmaras.

O cliente tem à disposição caixas padronizadas de 13 e 20 quilos e de cortes para armazenar e transportar carnes de frango congeladas. “Sem dúvida, nosso grande diferencial em frigorificados são as duas capas resinadas, quem impermeabilizam a embalagem”, ressalta Júlio Fonseca, supervisor de desenvolvimento de produto.  

Vantagens

As principais vantagens das embalagens para as indústrias que trabalham com o mercado interno ou exportação,  valendo-se da cadeia do frio, são redução de custos, melhor performance e melhor apresentação do produto alimentício.

Outras vantagens intrínsecas no produto são o fato de a embalagem possuir desenho inteligente,  possibilidade de automatização da montagem, redução dos custos no  manuseio e nos processos logísticos. O outro lado seria a viabilidade de ter uma rica apresentação visual das caixas, expondo a marca dos produtores e valorizando os produtos.

A empresa inovou adquirindo uma nova impressora que permite mais
opções de cores, imagens sem manchas e caixas mais resistentes (o sistema a vácuo não tem atrito com as chapas de papelão, por isso não amassa as ondas) podendo assim melhor atender as necessidades de seus clientes.

As tintas são à base de água, atóxicas e inócuas ao meio ambiente, além das embalagens serem 100% recicláveis, recicladas e biodegradáveis. A solucão pode ser disponibilizada em vários modelos, cada um deles adaptado para  aplicações específicas ao tipo de carne, desenvolvidos por uma equipe específica de Desenvolvimento de Produtos, que varia  de acordo com a necessidade de cada cliente e mercado.

Neste segmento a Paraibuna atinge todo o mercado nacional,
desenvolvendo um amplo conhecimento do mercado e das necessidades dos produtores, buscando um grande diferencial ao seu cliente, fazendo a venda consultiva, com atendimento personalizado, e profissionais especializados
dentro do setor da cadeia avícola.

A Paraibuna Embalagens produz soluções em proteção – embalagens
recicladas, recicláveis e biodegradáveis – e com isso, evita o corte de mais de 1,5 milhão de árvores por ano. Está entre os dez maiores fabricantes de papel e entre os três maiores fabricantes de embalagens de polpa moldada para ovos do país. É a primeira empresa mineira e a primeira no segmento de papéis a ser certificada com a ISO 9001:2000 pelo BVQI. A Paraibuna fabrica papel, embalagens de papelão em diversos formatos e tamanhos, bobinas onduladas, bandejas e estojos para ovos e calços de polpa moldada.