Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Caminhões e ônibus Volkswagen já podem rodar com 2% de biodiesel

<p>Para informar os usuários sobre a medida, a partir de outubro, todos os veículos da marca sairão da fábrica com um selo afixado em seus pára-brisas.</p>

Redação (28/09/06)- Os caminhões e ônibus Volkswagen já podem receber uma mistura de até 2% de biodiesel ao óleo diesel convencional usado em seus motores. Para informar os usuários sobre a medida e oficializar o apoio da montadora ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, a partir de outubro, todos os veículos da marca sairão da fábrica com um selo afixado em seus pára-brisas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi a primeira montadora brasileira a aderir ao programa, e pesquisa o novo combustível desde 2003. Essa não é a primeira vez que a empresa apóia a preservação ambiental. Em 2004, a Volkswagen e o Grupo Martins firmaram uma parceria inédita no mercado, colocando nas estradas brasileiras os primeiros caminhões com Selo Verde do País, concedido pela Fundação SOS Mata Atlântica. Com base em cálculos da entidade, a empresa se comprometeu a plantar 12 árvores para cada caminhão com motor eletrônico vendido no Brasil. Hoje, todos os veículos saem da fábrica com o Selo Verde. Cerca de 60 mil mudas já foram plantadas em Resende (RJ), onde a Volkswagen monta seus produtos.

Em 2008, a adição de 2% do biodiesel, mistura conhecida como B2, passará a ser obrigatória e, até 2013, o percentual permitido deverá aumentar para 5%. Olhando para esse futuro, a VW Caminhões e Ônibus realiza testes com misturas biodiesel B5, de acordo com os padrões de qualidade exigidos no Brasil. O objetivo da pesquisa é garantir a utilização do combustível sem problemas ao mercado nacional. São realizados testes em 10 caminhões com motores mecânicos pertencentes à frota da Cia. de Bebidas Ipiranga, distribuidora da Coca-Cola em Ribeirão Preto (SP), e em dois ônibus com motores elétricos da Real Auto Ônibus, localizada na capital do Rio de Janeiro. Esses testes identificam possíveis falhas ou problemas nos veículos em função do uso da mistura, afirma Renato Mastrobuono, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Compromisso social Demonstrando sua preocupação em relação ao uso do biocombustível, a empresa informou para suas 130 concessionárias espalhadas por todo o Brasil que a utilização da mistura de biodiesel com óleo diesel não traz problemas aos caminhões e ônibus. A montadora esclareceu ainda que os veículos continuam cobertos pela garantia de fábrica no decorrer do período originalmente dado. Por se tratar de uma fonte renovável de energia, o biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biocombustível.

Entre elas estão a mamona, o dendê e o girassol. Segundo previsões do Governo Federal, até dezembro de 2007, quando a produção no Brasil deverá atingir a marca de 1 bilhão de litros por ano, cerca de 292 mil famílias de agricultores estarão cultivando os produtos. O Brasil possui terra, clima, solo, enfim, todas as características para a produção de biodiesel. O cultivo das matérias-primas trará novas oportunidades para a agricultura familiar, comenta Mastrobuono.