A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) iniciou na última sexta-feira (21) um ciclo de treinamentos para gerentes e chefes de setor que atuam na produção de frango de corte. O objetivo da capacitação é proporcionar maior qualidade produtiva e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas granjas capixabas.
O treinamento será divido em nove módulos, realizados a cada 21 dias, e será concluído em abril do próximo ano. As palestras acontecerão no Auditório da entidade, em Marechal Floriano.
Nessa primeira etapa, realizada em parceria com a Fatec, o tema trabalhado foi fábrica de ração e seus procedimentos. Na palestra ministrada pelo professor de nutrição animal da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), Humberto Pena Couto, os participantes receberam orientações sobre recepção de matérias-primas, processo de elaboração da alimentação animal, utilização de equipamentos, boas práticas de manipulação, rotinas de produção e armazenagem.
A participante Beatriz Caetano acredita que a aprendizagem acrescenta muito nas rotinas diárias do ambiente de trabalho. “Além de algumas novidades apresentadas pelo palestrante para melhorar o nosso trabalho, o treinamento também chama a atenção para a importância de se seguir corretamente todos os procedimentos necessário para a produção de ração”, avalia.
Segundo o secretário executivo da Aves, Nélio Hand, a capacitação faz parte da ações preconizadas junto ao Projeto Avicultura do Espírito Santo, desenvolvido em parceria com o Sebrae-ES. “Teremos nos próximos meses uma série de assuntos que serão abordados para esse setor em parceria também com empresas que normalmente atuam no mercado e que sabem da realidade da produção capixaba. Com isso observamos que os módulos a serem aplicados terão maior efetividade junto aos produtores”, afirma o executivo.
Até o final da série serão discutidos ainda assuntos relacionados a legislação sanitária e ambiental, gerenciamento de granja, manejo, sanidade, desempenho e gestão empresarial.
Os módulos da capacitação serão realizados pela Aves em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agroceres Multimix, Hidroall,
Martinense Nutrição, MSD Saúde Animal e Polinutri.
De acordo com o secretário, o mesmo processo está em fase de elaboração para o segmento de postura comercial. A Aves já está recebendo os nomes dos produtores interessados e aguarda a formação de uma turma com a quantidade mínima de participantes para iniciar os módulos previstos. A previsão é que a capacitação aconteça em Santa Maria de Jetibá e os associados que queiram participar devem entrar em contato com a entidade para fazer a pré-inscrição.
Acompanhe abaixo a programação dos treinamentos, segundo informações da assessoria de imprensa da Aves.
Programação de Treinamentos – Frango de Corte
2o Encontro: Legislação Sanitária/ Biosseguridade em unidades / Legislação
Ambiental
Data: 11/11/2011
Empresa realizadora/Palestrante: IDAF
3o Encontro: Como gerenciar uma granja
Data: 02/12/2011
Empresa realizadora/Palestrante: SENAR
4o Encontro: Frango de Corte – Manejo Inicial
Data: 16/12/2011
Empresa realizadora/Palestrante: AGROCERES MULTIMIX
5o Encontro: Frango de Corte – Manejo Crescimento
Data: 13/01/2011
Empresa realizadora/Palestrante: HIDROALL
6o Encontro: Frango de Corte – Manejo Final
Data: 03/02/2011
Empresa realizadora/Palestrante: MARTINENSE NUTRIÇÃO
7o Encontro: Principais Doenças
Data: 16/03/2012
Empresa realizadora/Palestrante: MSD SAÚDE ANIMAL
8o Encontro: Otimização do Desempenho.
Data: 24/02/2012
Empresa realizadora/Palestrante: POLINUTRI
9o Encontro: Gestão Empresarial
Data: 13/04/2012
Empresa realizadora/Palestrante: SENAR