Buscar benefícios por meio da eficiente gestão do processo de fabricação de ração que possam reduzir os custos de produção. Fazer isso com olhar voltado para a sustentabilidade do negócio, apresentando parâmetros realistas que sirvam para os profissionais dos diferentes segmentos da produção de alimentos para animais avaliarem o quanto estão próximos de um padrão de mercado aceitável. Essa será uma das pautas apresentadas ao público do III Congresso sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais, entre 16 e 17 de setembro em Maringá (PR).
Para discutir a eficiência em custos do setor, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal programou para o CBNA Tecnologia a palestra Custos de Produção de Ração, que será proferida por Antonio Klein, consultor especialista no assunto. A relevância do tema para o mercado é grande. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países produtores de ração. E tem na região norte do Paraná um polo altamente qualificado, congregando cerca de 110 municípios que reúnem cooperativas, agroindustriais e diversos fabricantes de alimentos balanceados para animais.
Klein ressalta constantemente que o valor da ração representa mais de 70% do custo do animal vivo. Além disso, os itens que impactam a composição desses alimentos é amplo. Nos sistemas de criação intensiva de proteína animal, por exemplo, o custo da ração colocada no comedouro é composto por variáveis, tais como: matérias primas, equipamentos e transporte. E depende ainda do porte da fábrica e do nível de automação.
Esse é só um exemplo dos assuntos a serem discutidos no evento. O CBNA Tecnologia agregará um total de 11 palestras que abordarão do planejamento a gestão do processo de fabricação de ração, incluindo discussões tanto sobre equipamentos como escolha e uso dos insumos mais adequados.
Além disso, em sua terceira edição, o CBNA Tecnologia será antecedido pelo Workshop sobre Atualização dos Programas de Qualidade na Alimentação Animal a ser realizado em 15 de setembro como pré-evento, em co-organização com o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal). Quem se inscrever no congresso e no workshop receberá um desconto no valor total das inscrições. Há ainda desconto para inscrição quitada até 31 de julho e facilidades nas formas de pagamento por boleto, cartão de crédito ou débito pelos sistemas PagSeguro ou PayPal. As programações completas e demais informações estão disponíveis no site http://www.cbna.com.br