Eduardo Nogueira, gerente Técnico da Ajinomoto Biolatina, entrega o prêmio ao Prof. Rostagno (centro) |
Da Redação 13/04/2005 – A Ajinomoto Biolatina anunciou oficialmente, durante o II Simpósio Internacional sobre Exigências Nutricionais de Aves e Suínos, o lançamento do Prêmio Ajinomoto de Nutrição Animal. O anúncio foi feito pelo diretor da empresa, Daniel Bercovici, ao final do primeiro dia de palestras. Com esta iniciativa, a Ajinomoto quer incentivar as pesquisas relacionadas a nutrição animal e estimular os pesquisadores a publicar seus trabalhos (em breve o regulamento estará disponível no site www.lisina.com.br). “Queremos homenagear este setor acadêmico, que no Brasil está realizando um trabalho fantástico”, ressaltou Bercovici. Para o diretor da Ajinomoto, principalmente na última década, o Brasil tem intensificado as pesquisas em nutrição animal, cujos resultados geram dados científicos de suma importância para o setor de produção animal. Aliado a isto, as universidades têm formado excelentes profissionais. “Se hoje o Brasil é um dos principais produtores e exportadores mundiais é porque há um corpo técnico e acadêmico atuando com extrema eficiência.”
Horácio Rostagno ao lado de Daniel Bercovici, diretor da Ajinomoto Biolatina |
Logo em seguida, a Ajinomoto Biolatina prestou uma homenagem ao professor Horacio Santiago Rostagno, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (DZO/UFV), concedendo-o a primeira escultura do Prêmio recém-anunciado, entregue pelo gerente Técnico da empresa, Eduardo Nogueira. Rostagno dividiu a conquista com toda equipe de pesquisadores e pós-graduandos do DZO/UFV. “Neste momento sinto que estou representando estes estudantes e professores”, afirmou Rostagno. De acordo com Bercovici, a escolha do Professor Rostagno como premiado se deve a sua enorme contribuição e aos anos de dedicação às pesquisas em nutrição animal. “Apesar de seu extenso currículo e anos de trabalho ele ainda atua com a mesma energia de um estudante de pós-graduação”, aponta o diretor da Ajinomoto. Na oportunidade o Prof. Rostagno foi convidado para presidir o Prêmio Ajinomoto, que julgará os trabalhos científicos publicados em nutrição de aminoácidos, que deverão ser submetidos à comissão avaliadora até o dia 31 de julho de 2005.
Professores Horacio Santiago Rostagno e Luiz Fernando Teixeira Albino |
Iniciativa – Rostagno foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento das Tabelas Brasileiras de Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais para Aves e Suínos, lançadas em 1983. Elas reuniram de forma didática e de fácil manuseio os resultados de diversas teses cujos temas abordavam a nutrição avícola e suinícola. Antes delas, as referências utilizadas no Brasil se baseavam em estudos ou em tabelas internacionais. A UFV iniciou uma série de pesquisa em 1974 para que os dados presentes na versão brasileira refletissem as condições e exigências da produção nacional. A edição atualizada das Tabelas traz cinco capítulos. O primeiro aborda a composição química dos alimentos, o segundo as exigências nutricionais de aves, o terceiro as de suínos, o quarto traz tabelas simplificadas para ambas as especies e o quinto cita dissertações e teses referenciadas na publicação. “Com estas informações têm se condições de formular dietas que atenderão adequadamente todas as exigências nutricionais, tanto de aves como suínos”, explica Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do DZO/UFV que, ao lado de Rostagno, é um dos oito autores da nova atualização das Tabelas (2a. Edição) lançadas durante o II Simpósio Internacional sobre Exigências Nutricionais de Aves e Suínos.
O evento atraiu cerca de 400 participantes até a UFV, no município de Viçosa, na Zona da Mata em Minas Gerais. Entre os dias 29 e 31 de março pesquisadores brasileiros e de diversos países apresentaram os principais resultados de pesquisas em nutrição para aves e suínos.
Onde conseguir
Os interessados podem obter as Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos atualizadas por meio de download no site da Ajinomoto Biolatina (www.lisina.com.br). Aqueles que preferirem a versão impressa, podem adquiri-la pelo site da Editora da UFV (www.livraria.ufv.br). |