Redação (30/07/2008) – Com o crescimento do agronegócio, empresas do setor estão em busca de formas eficazes de centralizar suas principais negociações. A Unifrango Agroindustrial é um exemplo dessa demanda. A empresa centraliza e administra os principais processos de comercialização das suas 19 empresas associadas que juntas atuam no setor avícola. Como resultado, no acumulado de janeiro a junho deste ano, a Unifrango obteve um crescimento de 106% em relação ao mesmo período de 2007. No total, o primeiro semestre resultou em um faturamento de R$ 180 milhões em intermediações de negócios. Destaque para as negociações envolvendo o mercado externo, principalmente a importação de matérias primas, e para o setor de compra de insumos, que está quatro vezes mais atuante.
Para atingir esses resultados, o grupo inovou nas intermediações de negócios. Como exemplo, a empresa investiu na estratégia de estabelecer acordos com cooperativas a fim de garantir melhor desempenho no fornecimento. “Hoje, nós buscamos aprimorar a compra de insumos. Mais, recentemente, por meio de um acordo com cooperativas, iremos alavancar a compra de milho”, destaca o presidente da empresa, Domingos Martins.
Segundo o executivo do grupo, Pedro Henrique Oliveira, o setor de compra de grãos foi o que mais gerou resultados para a Unifrango no primeiro semestre de 2008, registrando um crescimento acima de 400% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. “Esse aumento é explicado pelo fortalecimento das parcerias estabelecidas com fornecedores tradicionais como Cocamar, Cooperativa Lar e Coopavel”, afirma. Ainda de acordo com Oliveira, outra área de atuação que obteve um salto no desempenho foi a de importação de matérias primas. “As importações neste primeiro semestre tiveram um crescimento de 325%”, ressalta.
Intermediação de negócios
Por ser uma empresa que opera em pool, a Unifrango Agroindustrial possui como diferenciador a centralização e administração dos principais processos de comercialização das suas 19 empresas associadas. “O grande diferencial da Unifrango e a razão de seu crescimento consiste em nós sermos uma empresa de duas pontas: que possui a necessidade de um serviço e que tem condições de suprir esse serviço com eficiência”, destaca o presidente do grupo, Domingos Martins.
O gerenciamento dos processos de forma centralizada de empresas que operam na comercialização de produtos em grande escala tem mostrado bons resultados no mercado, principalmente nos ganhos em qualidade e preço. Para o executivo da Unifrango, Pedro Henrique Oliveira, a empresa conseguiu evoluir nessa área e atualmente trabalha na intensificação de ações que contribuam para disciplinar o mercado. “O nosso trabalho traz principalmente uma mudança cultural. O volume de compra do grupo é muito grande e cada vez que movimentamos uma necessidade de compra o mercado sofre alterações significativas. Portanto, o grande benefício dos associados e que também justifica o crescimento da Unifrango é o desenvolvimento organizacional, que disciplina as ações de comercialização”, afirma.
Até o final de 2008, a Unifrango pretende manter a média de crescimento obtida no primeiro semestre e consolidar o projeto voltado para o fortalecimento das negociações em bloco e abertura de mercados para exportação. A empresa participou no mês de maio da feira de alimentos Sial edição China e já está com a participação confirmada em outros eventos de nível internacional, como a Sial Paris, que acontecerá em outubro. “Os números atuais mostram que a projeção inicial de crescimento da Unifrango foi superada. A expectativa para o segundo semestre é o crescimento das exportações, que devem aumentar em função de ações iniciadas em 2008, como a participação em feiras internacionais”, avalia Oliveira.