Mais de 70 profissionais do frigorífico Monte Ibérico da Master Agroindustrial em Santa Catarina participaram de ações promovidas pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), no município de Videira. A empresa que tem 18 anos de história produz 22.060 matrizes, aproximadamente 619.432 suínos por ano e um total de 187 mil toneladas de ração por ano, continua buscando se atualizar sobre o mercado suinícola.
No dia 31 de julho 55 açougueiros participaram do Curso de tecnologia em cortes suínos ministrado pelo consultor em cortes, Daniel Furtado, e no dia 1º de agosto cerca de 20 representantes comerciais tiveram a oportunidade de aprimorar suas técnicas de vendas com o Doutor em Ciências Humanas UFMG, Magnus Emmendoerfer. As capacitações aconteceram com a parceria do Sebrae/SC, da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto a Master Agroindustrial por meio do PNDS.
Nos dois dias de capacitação a gestora executiva nacional do PNDS, Anny Almeida, reforçou com os participantes a importância de se aprimorar os trabalhos referentes a carne suína e apresentou os resultados do PNDS, que visa aumentar o consumo da carne suína. “A minha palestra sobre a evolução da produção suína no Brasil teve o objetivo de capacitar estes profissionais nos três elos da cadeia suinícola, pois além de aprenderem os novos cortes da carcaça suína e as técnicas de vendas, eles conheceram os aspectos nutritivos da carne e a nova realidade do produto que trabalham”, diz.
De acordo com instrutor Daniel Furtado, o foco dos curso de cortes foi desenvolver habilidades para que os açougueiros possam oferecer novas possibilidades aos consumidores. “Orientando os profissionais podemos ter um retorno muito positivo junto aos clientes, que passam a conhecer as novas formas de consumo da carne suína e com isso, aumentar as vendas do produto de maneira efetiva no mercado catarinense”, destaca.
Já na palestra do consultor Magnus Luiz Emmendoerfe, os representantes comerciais conheceram como é fundamental sua atuação na promoção de vendas da carne suína e que algumas técnicas podem auxiliar na conquista ao cliente. “Um promotor de vendas é um profissional que tem como função realizar a arrumação, rotatividade e exposição de produtos em pontos de venda, que geralmente são estandes em feiras, eventos, shopping centers e supermercados, seguindo o layout de exposição estabelecido pela empresa”, explica o professor. Magnus acrescenta que este profissional “é o cartão de visitas da empresa que representa. Ele garante que os produtos estejam visíveis e atrativos no ponto de venda contribuindo assim na decisão de compra do consumidor final”, completa.
Segundo Cristiane Andreola, Supervisora de RH da Master, a capacitação foi importante para atingir o objetivo de sensibilizar a todos os participantes quando a necessidade de vender mais, visando aumentar a lucratividade. “O papel dos clientes (proprietários de mercados) e representantes comerciais é decisivo para o aumento das vendas, pois os mesmos atuam direto com consumidores e clientes. É uma parte fundamental para o sucesso da cadeia produtiva da suinocultura. Por isso, a necessidade de constante capacitação e reciclagem neste formato que a ABCS e a Master oportunizaram”, diz.
Para o diretor comercial da Master, Wladimir Paravisi, a parceria com o PNDS é uma ótima forma de fortalecer o consumo da carne suína no Brasil. “Ficamos muito satisfeitos com o trabalho realizado conjuntamente com o pessoal da ABCS, PNDS e Sebrae/SC e esperamos participar de outras ações que tenham como objetivo o incremento de consumo da carne suína no Brasil”, encerra.