A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) realiza de 03 a 10 de novembro o “1o Circuito Tecnológico Aprosoja no Campo”. Numa iniciativa inédita, além do levantamento sobre a expectativa de produção, sobre o tipo de tecnologia aplicada e de sistemas de plantio, será aplicado questionário econômico com o objetivo de fazer um raio x da safra de soja que está sendo plantada no estado. O relatório completo deverá ser
divulgado no final de novembro.
Duas equipes divididas em sete grupos vão percorrer todas as regiões produtoras. Quatro grupos partirão de Cuiabá em direção à região Norte do estado e três grupos sairão da Capital para a região Sul. No total, serão percorridos 43 municípios, incluindo as 18 cidades onde a Aprosoja possui núcleo.
As equipes vão fazer visitas aleatórias em fazendas para coletar amostras de sementes e de fertilizantes para certificar a qualidade do produto, vão coletar folhas de soja para verificar a incidência da ferrugem asiática e de outras doenças e ainda vão verificar o tipo de manejo de solo utilizado. “Os materiais serão enviados para análise nos laboratórios dos parceiros do Circuito e nos laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, informa o gerente técnico da Aprosoja/MT, Luiz Nery Ribas.
Os grupos, explica Nery, vão aplicar ainda questionários qualitativos sobre a tecnologia de produção e sobre aspectos econômicos das propriedades como, por exemplo, capitação de crédito, despesas gerais e expectativas de rentabilidade para a safra 2009/2010 de soja.
“Nosso objetivo principal é dar respostas ao produtor. Queremos que o final do Circuito marque o início da formação de um banco de dados contendo diagnósticos que possibilitem ao produtor melhorar a sua tecnologia”, afirma o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, ao acrescentar que o relatório será entregue aos produtores participantes do levantamento e aos associados da entidade.
Ainda segundo Glauber, Aprosoja/MT utilizará os resultados para subsidiar os projetos desenvolvidos pelas comissões da associação e, assim, atender o objetivo principal da entidade, que é melhorar a renda do produtor de soja e milho de Mato Grosso.
O Circuito Tecnológico é uma realização da Aprosoja/MT, com o apoio do Banco Sicredi, Embrapa Mato Grosso, Imea, Ministério da Agricultura, Indea/MT, Agroconsult, UFMT e Univag. Nesta terça-feira (03.11) à noite os parceiros terão reunião para alinhamento dos trabalhos e na quarta-feira (04.10) sairão para o campo.