Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Clube do Leitão: evento confirmado para 06 de dezembro com expectativa de grandes discussões sobre Suinocultura

Clube do Leitão: evento confirmado para 06 de dezembro com expectativa de grandes discussões sobre Suinocultura

A Associação Paulista de Criadores de Suínos, hoje com 57 anos de fundação, promove no dia 06 de dezembro do corrente ano, nas dependências do Japy Golf Resort Hotel, na cidade de Cabreúva/SP, o tradicional Clube do Leitão, evento que reúne os produtores de suínos, representantes de empresas ligadas a Cadeia Produtiva da Carne Suína e autoridades ligadas ao Agronegócio Paulista e Brasileiro.

A Suinocultura Paulista tem destaque no cenário Brasileiro, por ser o estado da Federação que consome o maior volume de proteína animal de origem suína. No ano de 2.024, devemos atingir o patamar de 1,1 milhão de toneladas de carne suína consumida dentro do estado. Já a produção atinge previsão de 230 mil toneladas. Portanto, São Paulo destaca-se como o maior importador de carne suína, provenientes dos estados do Sul e Centro-Oeste do país.

Outra característica do estado, é a sua produção formada por produtores independentes, que acabam gerando o ciclo completo da produção, demonstrando um setor empresarial, com níveis de risco bastante acentuado.

A entidade possui o Consórcio Suíno Paulista, que nada mais é que uma central de compras, com filosofia de compra por volume, preço e qualidade. No último ano o Consórcio adquiriu em torno de 300 milhões de reais, com base nos produtos: aminoácidos, Premix, vitaminas, medicamentos, injetáveis e Farelo de Soja, que representa a maior participação nas compras.

Outra ferramenta da entidade é a Bolsa de Comercialização de Suínos, “Mezo Wolters”, que reúne semanalmente, para fixar preços ao mercado paulista e acaba influenciando outros mercados. O volume comercializado é, em torno de 28 mil animais por semana, nos preços atuais, a movimentação é de 23,520 milhões de reais, gerando no mês aproximadamente 99 milhões de reais.

O Evento inicia-se às 10 horas da manhã com uma palestra master, entrega do Troféu Arnaldo Jardim, ao destaque na categoria de Empresário do Ano na Cadeia Produtiva da Carne Suína no Estado de São Paulo. Logo em seguida, ocorre o tradicional Almoço do Leitão.

Fonte: APCS/CSP