Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Colassa foi um sucesso

Superintendente de Energias Renováveis de Itaipu anuncia segunda edição do evento, que recebeu centenas de participantes, para 2012.

O sucesso do Colassa pode ser visto no Cineatro Barrageiro, na usina de Itaipu. Participantes de toda a América do Sul assistiam as palestras concentrados, mas foi durante umas das falas do superintendente de Energias Renováveis, Cícero Bley Jr., que todo esse sucesso se confirmou: Bley anunciou que o Parque Tecnológico Itaipu sediará, novamente, o congresso em 2012.

Para o professor e coordenador do evento, Elias Garcia, isso confirma a importância que o Colassa teve para professores, estudantes e produtores. “Nós tinhámos, inicialmente, uma preocupação com o número de participantes, mas isso se dissipou logo na abertura, tivemos caravanas de várias cidades e ano que vem teremos outro, o que comprova que o congresso superou as expectativas” comentou Elias.

O evento, que teve como foco a economia pelo biogás e a agricultura de baixo carbono, agradou. Para o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, o Colassa foi oportuno e discutiu questões pontuais. “Os produtores de suínos não são mais apenas produtores, são empresários do setor, por isso eventos como esse são bons para mostrar o que está acontecendo. Discutir a regulamentação do biogás, por exemplo, é muito importante, é uma questão atual e que pode se tornar uma fonte de lucro para o produtor” lembrou Lorenzi.

Caravanas de várias cidades do Brasil vieram para o Colassa, além de participantes de outros países, que assistiram as falas e também apresentaram trabalhos científicos. “As caravanas mostram a força da Associação Paranaense de Suinocultores, que conseguiu reunir produtores de muitas regiões do Paraná para estarem no congresso”, ressaltou o presidente da associação de suinocultores do Paraná, Carlos Francisco Geesdorf.

Durante todo o evento os participantes estavam cercados das belezas do Parque de Itaipu e no último dia do evento, sexta-feira, foram presenteados com um passeio por todo o complexo, uma forma do Parque Tecnológico de Itaipu – PTI agradecer a presença de todos no congresso.