Termina hoje a vigésima edição do Congresso de Ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA), que reuniu, entre os dias 14 e 16 de março de 2023, em Ribeirão Preto, SP, cerca de 900 congressistas para assistir cerca de 25 apresentações, entre palestrantes nacionais e internacionais.
Um dos pontos mais polêmicos abordados no evento foi a Influenza Aviária. “Embora a Inflluenza Aviária esteja presente em todos os continentes e em países vizinhos ao Brasil, não é momento para desespero. O que precisamos é redobrar a atenção com relação a biosseguridade, impedindo a entrada nas granjas e reforçando as redes de proteção que impedem a entrada de aves silvestres”, disse o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin na abertura do evento.
Outro ponto destacado por Santin foi a importância da comunicação. “Precisamos nos reunir para traçar estratégias que nos protejam dessa enfermidade, além de, em caso de infecção, é necessário que se comunique imediatamente aos órgão responsáveis para que medidas cabíveis sejam executadas”, afirma.
Cristina Nagano Yabuta é presidente do XX Congresso de Ovos
Eleita pela comissão do XX Congresso de Ovos da APA, a avicultora Cristina Nagano Yabuta foi o destaque deste ano do evento que anualmente escolhe um representante do setor para homenagear todos os avicultores do Brasil.
Vinda de uma família de empresários do ramo de comércio por atacado no Pará, a empresária está no comando da granja que sua família arrendou da Família Mizumoto, em Bastos. A intenção era produzir os ovos especificamente para enviar ao Pará, porém, a atividade se tornou uma paixão e Cristina comprou sua própria granja.
Em entrevista exclusiva à TV Gessuli, a avicultora fala sobre a homenagem e também sobre a importância dos eventos técnicos para combater a entrada de Influenza Aviária nos plantéis brasileiros. Confira: