Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso

Começa em Cuiabá curso de culinária com carne suína para mulheres vítimas de violência

O curso que terá 60 horas de duração e irá capacitar 20 mulheres da capital.

Começa em Cuiabá curso de culinária com carne suína para mulheres vítimas de violência

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) participou nesta terça-feira (10/11), da aula inaugural do curso de qualificação “Possibilidades Gastronômica com a carne suína”, no Auditório Cloves Vetoratto, Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O curso foi idealizado e lançado pelo Governo do Estado e parceiros, entre eles a associação, com a finalidade de promover a auto sustentabilidade de mulheres oriundas de áreas de vulnerabilidade social e econômica, em especial as vítimas de violência.

Para a secretária executiva da Acrismat, Karina Queiroz, é uma grande satisfação para a instituição poder contribuir em uma causa tão importante como é a de auxiliar as mulheres na busca da independência financeira e psicológica.

“A qualificação é uma grande ferramenta para a melhoria profissional e pessoal de qualquer ser humano, pois o conhecimento é sempre bem vindo. E nesse sentido, de poder contribuir para a elevação da autoestima das mulheres e ao mesmo tempo para inseri-las no mercado de trabalho, levando a conquista da independência financeira e emocional de qualquer pessoa, a Acrismat faz questão de participar de uma ação tão importante como esta”, declarou.

De acordo com o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, as 20 mulheres participantes passarão por 60 horas de capacitação, com aulas de cortes e arte no preparo da carne suína, matemática básica, formação de custo, empreendedorismo e atitudes no mercado de trabalho. Nos 20 dias de estudos haverá aulas teóricas e práticas na cozinha pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Ao final elas receberão um livro de receitas com a culinária suína e serão cadastradas na Central do Trabalhador Autônomo para poderem empreender individualmente”, comenta Valdiney Arruda.

A alagoana C. S. de 30 anos, que mora há cinco anos em Cuiabá é uma das participantes. Ela confessa que vive há um ano uma relação marcada por agressões verbais e físicas, e que por meio do curso promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) planeja deixar de ser auxiliar de limpeza geral para se tornar cozinheira.

“Amo meu namorado, mas sei que a gente briga muito. Quero ganhar meu próprio dinheiro e deixar de depender do que ele me dá, e além do mais ter como trazer de Alagoas meus dois filhos”, comenta C.S.

Os casos de violência doméstica em Mato Grosso vêm crescendo nos últimos três anos. Em 2014, a Segurança Pública registrou 29.277 vítimas femininas acima de 17 anos. Em 2013 esses números eram 28.574, e em 2012 foram 26.737 vítimas.

As entidades parceiros neste projeto são: a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a Acrismat, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac MT), o Núcleo de Ações Voluntárias, a Secretaria de Estado de Segurança Pública,a  Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e o programa Rede Cidadã.

Palestra

O chef do Senac, André Vitaliano, abriu a aula falando um pouco sobre como será o curso que apresentará os cortes da carne suína e receitas de pratos tradicionais. Ele também falou um pouco sobre os aspectos relativos ao consumo da carne suína e os seus benefícios para a saúde humana.  André ainda desmistificou mitos que afastam os consumidores da carne suína e mostrou que a proteína tem um baixo teor de gordura e é muito nutritiva.
Com GCom-MT