Começa nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira, em Maringá, a VI Conferência Brasileira de Pós-colheita (VICBP2014) e o VIII Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos. O encontro acontece no Centro de Eventos Excellence e é organizado pela Associação Brasileira de Pós-colheita (Abrapos) e pela cooperativa Cocamar. A expectativa é que a conferência reúna aproximadamente 800 profissionais que atuam no segmento. O objetivo é promover a discussão em torno da conscientização dos profissionais da pós-colheita de grãos, na busca das especificações de qualidade desejadas pelo consumidor.
A programação do evento terá um painel sobre os desafios da pesquisa agrícola e suas interfaces com a pós-colheita. Esse tema será abordado pelo chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Luiz Moretti. Para debater as dificuldades de logística e infraestrutura para a produção de grãos no Brasil haverá uma palestra da representante do Ministério dos Transportes e da Empresa de Planejamento e Logística, Denise Deckers do Amaral. Além disso, a programação pretende abordar o processo de classificação e a legislação para comercialização de grãos, tema que será debatido pela fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura (Mapa), Fátima Chieppe Parizzi.
Entre os principais temas da VICBP2014 estão a logística de produção e infraestrutura de armazenamento; produção do campo x qualidade de armazenamento; segurança alimentar; resíduos de pesticidas nos grãos, qualidade com foco principalmente em secagem, monitoramento, métodos e novas técnicas de controle de pragas e roedores; entre outros. “Nossa expectativa é que a programação técnica possa fomentar uma discussão produtiva entre os diversos elos da cadeia produtiva e que também possamos apresentar as novidades e tendências para o setor”, disse Marcelo Alvares de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja e coordenador da comissão técnico-científica.
Informações: www.abrapos.org.br/eventos/cbp2014/