O evento que vai reunir cerca mil profissionais do setor produtivo, empresas, prestadores de serviço e pesquisadores será realizado no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó,SC de 14 a 16 de agosto. As inscrições podem ser feitas no local e custam R$370,00 para profissioanais e R$320,00 para estudantes.
Além da programação técnica, focada nos principais desafios e demanda das agroindústrias da Região Sul, com a presença de especialistas brasileiros e vindos dos Estados Unidos e México, o evento vai reunir lançamentos de produtos, workshops corporativos e um painel de genética. Entre os temas a serem debatidos nesta estão as perspectivas para a carne suína brasileira mercado interno e externo, utilização de alimentos alternativos na suinocultura e Adaptação e manejo de primíparas, entre outros temas.
Paralelo à programação técnica será realizada a PIG FAIR, uma feira de produtos e serviços para a suinocultura que vai reunir empresas brasileiras e multinacionais que oferecem soluções e tecnologias inovadoras em equipamentos, diagnóstico, sanidade, nutrição e manejo. Segundo o presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, o médico veterinário João Batista Lancini “Buscamos sempre atender a demanda do momento, com assuntos que possam agregar para a melhoria de resultados produtivos e também para o aprimoramento contínuo dos nossos técnicos. Principalmente em épocas difíceis para a suinocultura, é fundamental que se possa reduzir as perdas zootécnicas e viabilizar o segmento” destacou.
Programação completa
A programação científica vai começar, pela primeira vez, na tarde de terça-feira dia 14 de agosto as 14h com um Painel de Genética que vai reunir as principais empresas do segmento para discutir uma pauta elaborada por profissionais da agroindústria e cooperativas . No dia 15 de agosto, quarta feira, a palestra conjuntural “Perspectivas para a carne suína brasileira mercado interno e externo” com o consultor Osler Desouzart – OD Consulting abre a programação do dia. O especialista norte americano Joe Hancock, da Kansas State University vai abordar o tema “Efeito das práticas de produção de ração e da uniformidade da mistura no desempenho de suínos”. Na sequência o veterinário e pesquisador mexicano Pepe Cuarón, doutor em Nutrição Animal, vai apontar “Utilização de alimentos alternativos na suinocultura”.
No período da tarde serão debatidas tendências e tecnologias para o controle sanitário dos rebanhos com as palestras “Utilização de medicação via água de bebida na suinocultura: aspectos práticos e econômicos” com o Médico Veterinário Flávio Hirose. Um tema polêmico e preocupa os sanitaristas será apresentado pelo especialista Bradley Lawrence, que vai abordar “ A transição a um sistema de produção sem ractopamina e com quantidades reduzidas de antibióticos em suínos”.
Na manhã do dia 16 a programação técnica inicia com a palestra da renomada pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves Concórdia sobre “Influenza suína situação brasileira e mundial”; complementada em seguida pela apresentação “Infecções respiratórias secundárias à Influenza” com Nelson Morés – Embrapa. Ainda dentro do tema o doutor em Sanida de Suínos, Luizinho Caron fala sobre “Considerações sobre vacinas e vacinação”. A programação vai ser encerrada pelo Dr. Paulo Vennemann com o tema “Adaptação e manejo de primíparas”. Mais informações no site www.nucleovet.com.br.