Redação SI 04/10/2005 (Fortaleza/CE) – Foi aberto na manhã desta terça-feira (04/10), o Pré-Congresso da 12a. Abraves, realizada em Fortaleza (CE), e que neste ano tem como tema central Biotecnologia Aplicada na Produção de Suínos.
No total, seis apresentações compõem a programação técnica do Pré-Congresso que será realizado durante todo o dia de hoje. Entre as palestras de maior destaque estão: “Proteína de fase aguda: um novo marcador bioquímico para a monitoração e controle do estado higiênico sanitário e estresse dos suínos, ministrada por Antonio Muoz Luna, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Murcia, na Espanha e “Perspectivas de desenvolvimento e uso na suinocultura de vacinas geneticamente modificadas por engenharia genética”, apresentada por Franciscus Rijsewijk, doutor
“A biotecnologia é um tema que gera muita discussão, muita curiosidade entre os técnicos de suinocultura. Entretanto, poucos realmente sabem como ela pode ser aplicada”, afirma José Nailton Bezerra Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves). “Nosso objetivo com o pré-congresso, portanto, é discutir o tema, aprofundar o conhecimento dos técnicos e, através das apresentações, demonstrar as formas de aplicação da biotecnologia e sua viabilidade para o setor”, completa.
O grande número de participantes no pré-congresso, cerca de 700 pessoas, deixou os organizadores do evento bastante animados quanto a participação geral no evento. “Temos a participação de um público tradicional, formado por técnicos e também uma maciça presença de estudantes de medicina veterinária, agronomia e zootecnia”, revela. Segundo Evangelista, o Congresso da Abraves deve superar a marca de dois mil inscritos nesta edição.
Outras atividades – Na tarde desta terça-feira também está sendo realizado um Painel Científico, cujo enfoque é a atual situação da defesa sanitária no Brasil.
Logo mais à noite, às 20 horas, será realizada a abertura oficial da 12a. edição do Congresso da Abraves. Junto à cerimônia, será aberta ao público a Expo-Abraves, feira de negócios que conta com a participação das principais empresas do setor suinícola nas áreas de saúde animal, equipamentos, genética e nutrição. Para fechar o primeiro dia do evento com “chave de ouro” a organização programou uma apresentação do sanfoneiro Dominguinhos.