Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Começa Simpósio Brasil Sul de Suinocultura em Chapecó (SC) com a presença da Gessulli Agribusiness

Encontro técnico da suinocultura começou hoje (11/08) e segue até o dia 13 de agosto com programação abordando diversos temas da cadeia.

Começa Simpósio Brasil Sul de Suinocultura em Chapecó (SC) com a presença da Gessulli Agribusiness

Chapecó (SC) recebe novamente o Simpósio Brasil Sul Suinocultura (SBSS), importante encontro técnico da suinocultura entre os dias 11 e 13 de agosto. A 8ª edição conta com a presença de palestrantes da Europa e os maiores especialistas brasileiros em sanidade, nutrição e manejo, no Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo De Nes. A Gessulli Agribusiness marca presença no evento com um espaço especial, para divulgação da revista e site Suinocultura Industrial, e promoção de seus eventos, como o I Congresso de Zootecnia de Precisão, marcado para novembro.

Abertura
A solenidade de abertura do evento realizada nesta tarde reuniu importantes autoridades da agropecuária e política catarinense. O prefeito de Chapecó, José Caramori, declarou que o SBSS fortalece uma cadeia tão importante para a economia da cidade, a suinocultura. Representando o governador de SC, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, enalteceu que as discussões do evento em torno do futuro da produção de proteína animal mostra aos congressistas que a agropecuária “navega na contra-mão da crise econômica” que aflige os brasileiros. “Apenas a cadeia agropecuária pode dar as respostas que o Brasil precisa neste momento”, falou.

O médico veterinário e presidente do Nucleovet (SC), Rogério Balestrin, citou uma frase de John Newton em seu discurso de abertura: “A maior sabedoria do homem é poder saber o que está diante de si”. Ele relacionou o pensamento com o atual momento econômico do País. “Um pessimista trataria a crise apenas com cautela e repressão. Um otimista encara de frente, traça metas de superação. Nossa cadeia tem números expressivos que mostram que somos plenamente capazes de atraves esta turbulência”, disse. Para Balestrin, o simpósio traduz o momento da suinocultura nacional e o próprio espírito do SBSS. “O Oeste de Santa Catarina é o berço da suinocultura brasileira, onde os grandes players cresceram e despontaram globalmente. Nós ‘exportamos’ conhecimento e boas práticas para o mundo, além de ter uma expressiva produção 850 mil toneladas de carne suína por ano. A suinocultura brasileira tem passado por diferentes cenários econômicos e isso pede por profissionais que estejam com olhar lá na frente para proteger nosso status sanitário, manter os índices produtivos e nossas vantagens competitivas frente a esta atividade dinâmica. Também é um momento emblemático, visto que acabamos de receber a certificação internacional como zona livre de peste suína clássica (PSC) da OIE, um importante diferencial na conquista de novos mercados para o produto catarinense”, pontuou.

Confira algumas imagens deste início do SBSS, clique aqui.

Programação
Senecavirus A, bem estar animal, uso de ractopamina, manejo em bandas, nutrição e biossegurança estão entre os temas debatidos. A programação científica deste ano terá treze conferências técnicas e a palestra conjuntural de abertura, idealizadas pela comissão formada por profissionais do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas.

O evento contará ainda com uma série de debates paralelos promovidos por parceiros e a feira de negócios VII Pig Fair, que reúne 60 empresas de genética, nutrição, sanidade e equipamentos nesta edição. A TV Gessulli marca presença e apresentará as novidades apresentadas pelos expositores em seu canal.

Informações:
Simpósio Brasil Sul de Suinocultura
Quando: de 11 a  13 de agosto 
Onde: Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó (SC)
Site: http://www.nucleovet.com.br/VIII_SBSS/