Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião

Comissão técnica de suinocultura

Reunião na Faemg discute pontos fundamentais para desenvolvimento do setor em MG.

A última reunião da Comissão Técnica de Suinocultura, realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) no dia 30 de setembro, reuniu representantes do setor suinícola e dirigentes da Faemg para discutir algumas dificuldades na preservação do meio ambiente nas Granjas em Minas Gerais e outras questões importantes para o setor.

Segundo o Presidente da Comissão, José Arnaldo Cardoso Penna, o objetivo principal foi municiar o Presidente da Faemg, representado na reunião pelo Diretor Tesoureiro João Roberto Puliti, de informações sobre os impactos no setor, tentando assim diminuir seus efeitos e viabilizar a produção.

Entre os assuntos que compunham a pauta, foram discutidos encaminhamentos na área de tributação, ficando acordado o envio de uma proposta para o Governado Antônio Anastasia solicitando ações junto à Secretaria da Fazenda para criação de uma nova modalidade de produtor rural: Produtor Rural Pessoa Física Intermediária, que terá as mesmas obrigações de um produtor registrado como pessoa jurídica, tendo em contrapartida os benefícios dos créditos de ICMS retidos.

Outros pontos debatidos foram os encaminhamentos para mudanças na exigência de condicionantes das Licenças Ambientais, DBO e DQO em empreendimentos que fazem fertirrigação, implantação de horímetros e hidrômetros  em poços que utilizam compressor de ar e impermeabilização das lagoas já existentes.  Os representantes presentes acordaram em solicitar ao Dr. Egídio Arno Konzen, pesquisador da EMPRAPA, um estudo para dar embasamento ao que está sendo solicitado.   
 
O assessor jurídico da Faemg, Henrique Schaper, falou sobre os procedimentos para o trabalho do menor aprendiz nas granjas. De acordo com José Arnaldo Penna, a proposta da Comissão Técnica é que este tenha tratamento semelhante ao portador de necessidades especiais na proporção de 1 menor aprendiz para cada 100 funcionários, considerando o grau de insalubridade do trabalho, o que impossibilitaria sua atuação dentro da área de produção da granja.

Finalizando as discussões do dia, a Gerente Executiva da Asemg, Sabrina Cardoso, apresentou o andamento e os últimos resultados do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.

O Presidente da Comissão Técnica, José Arnaldo Penna, enfatizou a importância destas reuniões para que o Governo entenda as necessidades dos produtores e possa ser realizado um trabalho em conjunto que atenda essas necessidades, proporcionando uma produção sustentável.