Roberto Rodrigues, da Abag |
Redação SI 08/08/2002 – O agrônomo e presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, abriu a rodada de palestras do 5o. Seminário Internacional de Suinocultura esta manhã (8), em Angra dos Reis (RJ). O evento está sendo realizado pela Agroceres Nutrição Animal e pela Agroceres PIC.
Rodrigues falou sobre globalização e liberalismo e sintetizou suas idéias sobre a competitividade no agribusiness dizendo que o Brasil precisa ter convicção em suas ações para gerar confiança. “Esta é uma realidade que serve para o mundo todo”, completou.
Público no seminário |
Segundo ele, o Brasil ainda não está preparado para competir com igualdade com os grandes mercados, pois faltam políticas públicas mais adequadas, (reforma tributária, reforma nas legislações, juros mais baixos), organização privada (a sugestão seria a criação de um Conselho Permanente de Agribusiness) e normas mais consistentes para a negociação internacional (como a concretização de acordos bilateriais). “A terceira Guerra Mundial, que pode ser considerada a comercial, está aí. E só ganha quem está bem preparado”.